O KC-390 durante a chegada no Campo dos Afonsos, no dia 5 de abril de 2017. (Foto: Mauro Lins de Barros Cavok)

Durante a LAAD que ocorreu essa semana no Rio de Janeiro, jornalistas foram convidados para conhecer a mais nova aeronave de transporte militar multimissão da Embraer, o KC-390. Nossos colaboradores Flávio e Mauro Lins de Barros estiveram no local para registrar a chegada do avião no Campo dos Afonsos, no dia 5 de abril.

Chegada do KC-390 na Base Aérea do Campo dos Afonsos. (Fotos: Flávio Lins de Barros / Cavok)

O primeiro protótipo do KC-390 (PP-ZNF) chegou à Base Aérea do Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro às 15h54, sob o comando do Cel. Marco Oliveira Lima, o piloto de provas da Embraer que fez o voo inaugural.

No dia 06, pela manhã, o KC-390 foi apresentado aos convidados da Embraer na LAAD. No dia 5, não foram autorizadas as imagens do interior da aeronave.

Fora o pessoal da base e do Musal, havia poucas pessoas presentes, com bastante segurança.

Em conversa com o pessoal da FAB, todos se mostraram muito impressionados com a capacidade do KC-390, que visa substituir os aviões C/KC-130 Hercules em uso na FAB.

Apesar do tamanho, o avião é dócil e “mais fácil de pilotar do que um C-97”, disse um dos pilotos. A visibilidade na cabine é extraordinária, assim como os imensos paineis digitais.

Um dos comentários feitos no local, disse que “um piloto que aprenda a voar em um avião assim terá dificuldade de voar um avião comum”.

O acabamento interno e externo está impecável, típico de um avião comercial top de linha ou de um carro de luxo. E naturalmente há componentes e dutos de cor laranja associados à instrumentação de ensaios – mas tudo muito arrumado.

Opinião de alguns especialistas é de que rampa traseira e as portas laterais serão muito apreciadas pelos paraquedistas.

A aeronave KC-390 sem dúvida foi um dos destaques durante a LAAD, e despertou interesse de outras nações que pretendem usar o novo jato da Embraer para substituir as antigas frotas de aviões de transporte Hercules. A Embraer também informou que pretende lançar uma versão civil do cargueiro.

5 COMENTÁRIOS

  1. O Brasil tem poucas moedas e deveria estar jogando todas elas neste projeto do KC-390, ProSub e Sistema Guarani 8×8. No entando divide seus poiucos recursos com o Gripen NG (caríssimo), ProSup, etc. o KC-390 é motivo de orgulho nacional.

  2. Valduga manda mais fotos meu amigo, quanto mais melhor. Estão faltando as fotos do interior e do cockpit da aeronave. Parabéns por estas fotos mas queremos mais.

      • Não foi permitido o acesso no primeiro dia. Porém, no segundo dia, sim, portanto, aguardamos as imagens…

  3. Valduga, meu filho, vc fez uma maldade como dar UM salgadinho ou doce p/ uma criança e achar que ela não vai lhe pedir mais. Queremos mais iBagens, rs !!! Abs.

Comments are closed.