Montagem na asa de um F-16 de um Gray Wolf (Foto: David Kidd / 96º TW Multimedia Support Services)

O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL), trabalhando com a Northrop Grumman e a Technical Directions Inc. (TDI), testou recentemente um primeiro motor de turbojato de baixo custo do tipo, de acordo com o programa de mísseis de cruzeiro de baixo custo conhecido como Gray Wolf.

O motor TDI-J85 foi submetido a uma bem-sucedida campanha de teste de voo, culminando em várias partidas e operações do motor de bordo em alta altitude. O motor atendeu às expectativas de desempenho de empuxo e superou as expectativas de eficiência de combustível. Os motores testados acumularam tempo operacional suficiente a bordo, construindo confiança na durabilidade do projeto.

O design do motor concentrava-se em acessibilidade e manufatura, o que permite maior produção e os resultados dos testes comprovaram a capacidade do motor. É o primeiro mecanismo de sua classe de preço a operar com sucesso em altitude. Com o sucesso deste teste, o AFRL está um passo significativo mais próximo do lançamento de um míssil de cruzeiro de baixo custo.

Motor TDI-J85.

O Gray Wolf é um protótipo dirigido pelo Gabinete do Secretário de Defesa (OSD) para demonstração de um míssil de cruzeiro de baixo custo. Esses mísseis de cruzeiro de baixo custo oferecerão uma solução independente com capacidade de carga variável, o que significa que os mísseis são projetados para cruzar distâncias superiores a 250 milhas náuticas e podem acomodar vários perfis de missão. Além disso, o programa explorou o uso de vários mísseis Gray Wolf em um enxame em rede para atender a um requisito de missão de combatentes em evolução.

“O sucesso desse teste aumenta muito nossa confiança no desempenho dos sistemas de motores e armas como um todo. O desenvolvimento do motor TDI-J85 em paralelo ao míssil de cruzeiro mostrou-se desafiador, mas a parceria de colaboração entre AFRL, TDI e Northrup Grumman tem sido excelente”, disse o Coronel Garry Haase, Diretor da parceria AFRL / RW.

A AFRL e nossos parceiros utilizarão os dados recentes dos testes de voo para integrar o motor TDI-J85 aos veículos de teste de voo da Gray Wolf. Como parte da fase de integração e demonstração do sistema de armas, a equipe modificará e verificará o software operacional de interface, executará um teste de voo em cativeiro e conduzirá um teste de liberação de mísseis para demonstrar o conceito de míssil de cruzeiro de baixo custo.

Anúncios