Eurofighter Typhoon 04 2 - Lançado conceito para as futuras ajudas defensivas do TyphoonO consórcio EuroDASS (Leonardo, Elettronica, Indra e Hensoldt), que fornece o Subsistema de Ajuda Defensiva Praetorian (DASS) para o Eurofighter Typhoon, lançou seu conceito para o futuro DASS, chamado “Praetorian Evolution”.

O lançamento ocorreu na conferência de usuários do EuroDASS Future Capability, na qual participaram figuras militares e da indústria do Reino Unido, Itália, Alemanha e Espanha.

O DASS Praetorian existente equipa o Typhoon com proteção contra ameaças, incluindo mísseis infravermelhos (IR ou de busca de calor) e guiados por radar. Sensores integrados e equipamentos de interferência também fornecem consciência situacional e capacidade de furtividade digital, alcançada por meio de técnicas avançadas de guerra eletrônica. O sistema protege equipes há mais de 20 anos, inclusive em operações de manutenção da paz na Líbia e na Síria.

No entanto, a posição tradicional de domínio aéreo do Typhoon pode enfrentar ameaças no futuro, devido à natureza em rápida evolução das ameaças aéreas e de superfície, como os Sistemas Integrados de Defesa Aérea (IADS). A evolução pretoriana é o roteiro proposto para garantir que o Typhoon mantenha seu nível de proteção de classe mundial nas próximas décadas.

EuroDASS Praetorian Evoluti 800x445 - Lançado conceito para as futuras ajudas defensivas do TyphoonA evolução pretoriana também vai além do papel protetor tradicional do DASS. No futuro espaço de batalha, o papel do Typhoon evoluirá e seu DASS precisará fazer mais para manter o caça no centro do futuro mix de frotas, ao lado das plataformas de quinta geração e futuras. O Praetorian Evolution proporá uma série de novos recursos avançados, incluindo guerra eletrônica multiplataforma e funções de ISR de combate, como direcionamento de alta precisão e ID de combate avançado.

À medida que o Praetorian evolui para atender a esses requisitos futuros, os parceiros do EuroDASS reconhecem que a relação custo-benefício deve estar no centro dessa atualização fundamental. A arquitetura totalmente digital da Praetorian Evolution garantirá a facilidade de futuras atualizações, enquanto os custos do ciclo de vida serão otimizados. Essa também será uma oportunidade de aproveitar os últimos avanços de hardware para aumentar a confiabilidade e reduzir os requisitos de suporte logístico integrado.

O lançamento segue o anúncio no início deste ano do estudo ‘Praetorian Long Term Evolution (LTE)’, que irá alimentar o roteiro da Praetorian Evolution, oferecendo opções para soluções técnicas de longo prazo e facilitadores que sustentarão o caminho de crescimento da plataforma no futuro.

O EuroDASS é um consórcio de quatro nações que fornece o subsistema de ajuda defensiva pretoriana (DASS) para o Eurofighter Typhoon. O consórcio é formado por Elettronica, Hensoldt, Indra e Leonardo, como líderes comerciais. O Praetorian integra as medidas de suporte eletrônico do Eurofighter Typhoon, contramedidas eletrônicas, equipamento de aviso de mísseis e iscas radar, fornecendo à aeronave e à tripulação um alto nível de proteção contra ameaças avançadas.

Anúncios