Quase 40 anos após a HAL ter começado a estudar a aeronave de combate leve com o a M.B.B. da Alemanha, a LCA Tejas Mark 1 finalmente atingiu sua aprovação operacional final. (Foto: Ministério de Defesa da Índia)

No dia 20 de fevereiro a Aeronave de Combate Leve (LCA) Tejas Mk I recebeu a Liberação Operacional Final (FOC) para a Força Aérea da Índia (IAF), feita pelo Secretário de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (RSD) e Presidente da DRDO, Dr G Satheesh Reddy.

No mesmo dia também foi entregue o Certificado FOC e o Documento de Liberação para o Serviço (RSD) ao Chefe da Força Aérea Indiana, BS Dhanoa, na presença do Secretário de Defesa Shri Sanjay Mitra e do Presidente e Diretor Administrativo da Hindustan Aeronautics Limited (HAL) Shri R Madhavan

A FOC envolve o acréscimo de recursos essenciais às aeronaves com Liberação Operacional Inicial (IOC), que são capacidades para uso de mísseis além do alcance visual, reabastecimento ar-ar, ataque ar-solo e expansão geral do envelope de voo.

A RSD fornece os recursos, técnicas e tecnologias que a aeronave padrão FOC terá ao entrar na IAF. O design padrão FOC das aeronaves já foram entregues à HAL para iniciar a produção depois de incorporar as principais mudanças sobre a aeronave padrão IOC.

A IOC da aeronave ocorreu no ano de 2013 e as aeronaves padrão IOC foram introduzidas no Esquadrão Nº 45 da IAF em julho de 2016. Este esquadrão já realizou 500 surtidas com sucesso na aeronave.

O presidente e diretor-geral da Hindustan Aeronautics, administrada pelo Estado, disse que a HAL respondeu à solicitação de proposta (RfP) lançada pelo IAF para 83 LCA Mk I.

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. Está que nem o sub nuclear da MB. Quando e Se entrar em operação, já será obsoleto.
    Vergonha esse Tejas. Corrupção do Brasil asiático.

  2. Eu fico espantado com o poço de improdutividade que é essa HAL. Mas também ficando nas mãos do estado já explica muita coisa.

    • O engraçado é que tem gente que defende. Dizem até que é exemplo. Pra mim, é exemplo de incompetência.

Comments are closed.