O 1.000º AW139 entregue pela Leonardo.

A Leonardo entregou nesta semana o seu milésimo helicóptero AW139. O evento representa uma conquista histórica: o AW139 é o programa de helicópteros mais importante nos últimos 15 anos em nível internacional e também é capaz de estabelecer um recorde de produção nas perspectivas da indústria da aviação italiana.

A milésima unidade desse modelo foi entregue à Guardia di Finanza, na Itália, durante uma celebração oficial realizada na fábrica da Leonardo em Vergiate (Varese – Itália), na presença de representantes institucionais, clientes, parceiros e fornecedores, além da alta gerência e funcionários da empresa. O helicóptero recebeu uma marca especial celebrando o marco importante.

O primeiro voo do AW139 remonta ao início de 2001. O helicóptero possui pedidos de mais de 1.100 unidades de mais de 280 clientes em mais de 70 países em todos os continentes. A aeronave mostrou níveis extraordinários de confiabilidade e capacidade operacional, com quase 2,5 milhões de horas de vôo registradas desde a primeira entrega, no início de 2004.

Os dados de uso atestam a extrema versatilidade do AW139, que satisfaz qualquer necessidade do mercado: mais de 30% para tarefas de utilidade pública, como busca e resgate e ambulância aérea, aplicação da lei, combate a incêndios, socorro a desastres; mais de 30% para transporte offshore; cerca de 20% para tarefas militares; o restante é responsável por missões VIP, institucionais e de transporte corporativo.

O CEO da Leonardo, Alessandro Profumo, disse: “O que comemoramos hoje é muito mais do que o sucesso de um produto ou de uma empresa. É a afirmação global de um ativo de todo o país. Graças ao comprometimento, conhecimento e habilidades profissionais presentes na Leonardo e a nossos produtos, como o AW139, nossa gama de tecnologias e histórico de inovações em vôos – todos eles formam pilares importantes de nossas capacidades industriais. O AW139 é um exemplo impressionante do papel que Leonardo desempenha e pretende continuar a ter no mundo. Todos os nossos valores estão refletidos no AW139: inovação contínua, internacionalização, proximidade com o mercado e com o cliente e aprimoramento de recursos humanos”.

O diretor administrativo da Leonardo Helicopters, Gian Piero Cutillo, acrescentou: “Com o AW139, a empresa conseguiu criar um programa extraordinário com raízes internacionais e, com seu sucesso global, isso nos permitiu alcançar o topo do mercado mundial de helicópteros da indústria. Sem a abnegação, a preparação e a paixão de trabalhadores de diferentes gerações e nacionalidades que acreditaram e trabalharam em seu desenvolvimento, e que ainda o seguem em seu caminho operacional, confrontando constantemente o mercado e os clientes, tudo isso não teria sido possível.”

A frota AW139 tem presença global: cerca de 30% na Europa, quase tanto na Ásia e Australásia, 15% no continente americano, seguido pelo Oriente Médio. O sucesso internacional do AW139 é tão importante que, para atender às demandas do mercado, o helicóptero é produzido em diferentes linhas de montagem, tanto na Itália na fábrica de Vergiate, como nos Estados Unidos, na Filadélfia.

O AW139, juntamente com outros modelos de nova geração de Leonardo, desempenhou um papel significativo na evolução do mercado. Essas aeronaves contribuíram para a empresa ter 40% do setor civil do mundo em termos de valor em 2018.

Anúncios