A Lion Air, uma das maiores clientes do 737 MAX, ameaça mudar para o A320neo.

A desconfiança causada pelo segundo acidente com o Boeing 737 MAX 8 está se espalhando. Mais e mais países impõem proibições de voo para a aeronave devido a preocupações de segurança. Mas além das autoridades de aviação civil dos países, as operadoras aéreas também levantam questões sobre a segurança da nova geração do 737 Boeing, com a companhia aérea da Indonésia, a Lion Air, considerando mudar sua frota para os jatos da Airbus.

A Lion Air culpou a Boeing depois que seu voo LT610 caiu no mar de Java logo após decolar. De acordo com uma fonte que está familiarizada com o assunto, a operadora está considerando a mudança para a nova geração de aeronaves de corredor único da Airbus (tanto o A320neo quanto o A321neo) para a expansão de sua frota.

A transportadora da Indonésia tem dez Boeing 737 MAX 8 em serviço e espera mais quatro este ano. No entanto, a companhia aérea não pode assumir esses jatos, por enquanto, disse o CEO da Lion Air, Daniel Putut.

Esta não é a primeira vez que a companhia aérea ameaça cancelar o pedido dos novos 737 MAX. Dois meses após o acidente com uma de suas aeronaves em Jacarta, o co-fundador da Lion Air, Rudi Kirana, disse que estudava cancelar o pedido devido ao fato da fabricante insistir que a queda da aeronave ocorreu por problema de manutenção e falta de treinamento dos pilotos da operadora indonésia.

A Lion Air é a maior companhia aérea da Indonésia e uma das maiores clientes do jato de um único corredor remodelado da Boeing. A companhia aérea encomendou mais de 200 exemplares. A empresa também é a primeira companhia aérea a operar a versão mais longa, o 737 MAX 9.

A empresa não quis comentar detalhes do plano de frota quando questionada pela agência de notícias Bloomberg. 

16 COMENTÁRIOS

  1. A Lion Air tem para receber 186 Boeing 737 MAX 8/9 e 50 737 MAX 10, se cancelar vai ser um baita prejuízo para a Boeing. Foi uma emcomenda de 21 bilhoes de dólares pelos 201 MAX8/9 e 29 737-900 e 6 bilhões de dólares pelos 50 MAX 10.
    Isso não vai falir a gigante Boeing, mas com certeza vai fazer as ações na bolsa cairem.
    .
    Eles já compraram 234 Airbus A320 a poucos anos, isso reforçou a suspensão de se operar na Europa, pois a maior crítica eram os velhos aviões e para voar para os destinos europeus compraram 7 A330.
    "On Monday 18 March 2013 Lion Air placed an order for 234 A320 jets with Airbus, the largest single order ever made surpassing previous record by Boeing ($22.4 Billion). The contract, which was signed at the Elysée Palace in the presence of President François Hollande and several government ministers, is worth €18.4 billion ($24 billion) at catalogue prices, the French president said." wiki

  2. A Airbus não consegue cobrir a demanda de encomendas de B737-800MAX com produção de 60 unidades por mês e carteira de pedidos por volta de 5000 unidades. É o cavalo de batalha da Boeing e fizeram essa M… toda no desenvolvimento. Agora segura a onda. Pra recuperar a reputação vai tempo.

        • A parceria está mais para compra da divisão comercial. E acho sim que pode ter sido um excelente negócio para a Embraer, o Brasil e para os funcionários.
          Mas tudo vai depender de duas coisas: De como a Embraer que ficar irá se reestruturar e do que pretende fazer a Boeing com o que comprou.

          O futuro é incerto e traz insegurança, é claro. Mas acho que estamos vendo o início do quarto grande ciclo dentro da empresa…

          Acredito no sucesso do negócio, com a Boeing investindo na nova empresa, trazendo manufatura e projetos pra cá, além de alavancar as vendas e produção dos E2. E na nova Embraer, abrindo novas frentes de negócio, e projetando e produzindo novas aeronaves.

          O Wellington está na minha "lista negra"… daqui a alguns anos vou entrar em todos os fóruns e cobrar dele o qual foi o péssimo negócio. Mas só farei isso se o que disse acima acontecer… senão eu vou é sumir dos fóruns (kkkk)…

          O negócio é descontrair.

  3. FAA acaba de colocar no lixo sua repu tação, Até ontem estava tudo bem, o MAX era uma aeronave segura e tudo mais, hoje mandou groundear todas as aeronaves MAX nos Estados Unidos. Como podem ter mudado de opinião tão rápido ou tão tardiamente? Lobby da agência para não afetar a gigante de Seattle? Que furada eim dona Boeing? A cada dia vence o prazo de validade do CEO da Boeing.

    • Um avião é testado na fase de certificação e não tem como a FAA prever um acidente destes, não houve nenhum episódio com esta gravidade na fase de testes.
      Depois de testado foi certificado como de direito e agora que se apresentou um problema grave o avião é parado para que se estude o problema e uma solução.
      Não vejo como a FAA tenha jogado fora sua reputação, a EASA a ANAC e outras agências também certificaram o avião mundo agora.

      • Você teve acesso aos engineering reports da Boeing? Cara, é fato que a Boeing e seus processos fizeram M. neste caso. Ou vc acha normal parar toda a frota de um jato recém lançado como está ocorre do. Você parece aquele Lito do Aviões e Musica que teima em passar panos que tes no assunto, que o MAX é seguro, etc. o avião não tem fly by wire, e é instável e me colocam um MCAS baseado e um único sensor para genre ciar a atitude do avião, rídiculo, e básico. Cara, é o que eu disse desde de o começo, o que se tem que investigar são os processos de desenvolvimento e validação dessas coisas. Senão as crianças fazem M novamente. Esse Lito compara o B737-8MAX com processo de desenvolvimento do Electra. Pelo amor de Deus, então tragam as réguas de cálculo da época pra calcular a cag ada deste B737..A FAA foi no mínimo negligente em passados três dias para tomar tal decisão. Deveriam demitir o diretor desta agência, e era isso que o Congresso americano iria pedir.

  4. Poderia ser na fabrica né ? Se relaxaram nos KC-46 também pode ter ocorrido algo nos 737- matéria de 03/03/2019- inclusive com comentario seu .
    Isso somado ao acidente da Lion- ( matéria de 15/08/2018),lança muito mais suspeita sobre a conduta do fabricante.
    Tá lá a FAA emitiu diretriz de emergencia alertando sobre computador que poderia fazer aeronave descer até 10 segundos mesmo em voo manual ….10 segundos é uma eternidade em qualquer veiculo em movimento , num avião -algo impensavel .
    Pode ser outra coisa ? pode .Mas não está cheirando bem .