A Lion Air, uma das maiores clientes do 737 MAX, ameaça mudar para o A320neo.

A desconfiança causada pelo segundo acidente com o Boeing 737 MAX 8 está se espalhando. Mais e mais países impõem proibições de voo para a aeronave devido a preocupações de segurança. Mas além das autoridades de aviação civil dos países, as operadoras aéreas também levantam questões sobre a segurança da nova geração do 737 Boeing, com a companhia aérea da Indonésia, a Lion Air, considerando mudar sua frota para os jatos da Airbus.

A Lion Air culpou a Boeing depois que seu voo LT610 caiu no mar de Java logo após decolar. De acordo com uma fonte que está familiarizada com o assunto, a operadora está considerando a mudança para a nova geração de aeronaves de corredor único da Airbus (tanto o A320neo quanto o A321neo) para a expansão de sua frota.

A transportadora da Indonésia tem dez Boeing 737 MAX 8 em serviço e espera mais quatro este ano. No entanto, a companhia aérea não pode assumir esses jatos, por enquanto, disse o CEO da Lion Air, Daniel Putut.

Esta não é a primeira vez que a companhia aérea ameaça cancelar o pedido dos novos 737 MAX. Dois meses após o acidente com uma de suas aeronaves em Jacarta, o co-fundador da Lion Air, Rudi Kirana, disse que estudava cancelar o pedido devido ao fato da fabricante insistir que a queda da aeronave ocorreu por problema de manutenção e falta de treinamento dos pilotos da operadora indonésia.

A Lion Air é a maior companhia aérea da Indonésia e uma das maiores clientes do jato de um único corredor remodelado da Boeing. A companhia aérea encomendou mais de 200 exemplares. A empresa também é a primeira companhia aérea a operar a versão mais longa, o 737 MAX 9.

A empresa não quis comentar detalhes do plano de frota quando questionada pela agência de notícias Bloomberg. 

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16 COMENTÁRIOS

  1. A Lion Air tem para receber 186 Boeing 737 MAX 8/9 e 50 737 MAX 10, se cancelar vai ser um baita prejuízo para a Boeing. Foi uma emcomenda de 21 bilhoes de dólares pelos 201 MAX8/9 e 29 737-900 e 6 bilhões de dólares pelos 50 MAX 10.
    Isso não vai falir a gigante Boeing, mas com certeza vai fazer as ações na bolsa cairem.
    .
    Eles já compraram 234 Airbus A320 a poucos anos, isso reforçou a suspensão de se operar na Europa, pois a maior crítica eram os velhos aviões e para voar para os destinos europeus compraram 7 A330.
    "On Monday 18 March 2013 Lion Air placed an order for 234 A320 jets with Airbus, the largest single order ever made surpassing previous record by Boeing ($22.4 Billion). The contract, which was signed at the Elysée Palace in the presence of President François Hollande and several government ministers, is worth €18.4 billion ($24 billion) at catalogue prices, the French president said." wiki

  2. A Airbus não consegue cobrir a demanda de encomendas de B737-800MAX com produção de 60 unidades por mês e carteira de pedidos por volta de 5000 unidades. É o cavalo de batalha da Boeing e fizeram essa M… toda no desenvolvimento. Agora segura a onda. Pra recuperar a reputação vai tempo.

    • Pô, quem é esse cara que toda hora perguntam dele? Tô boiando kkkk

      • Tu vais ver numa outra oportunidade. É um que defende com unhas e dentes a Boeing e esse negócio de parceria Carac* com a Embraer.

        rsrsrs

        • A parceria está mais para compra da divisão comercial. E acho sim que pode ter sido um excelente negócio para a Embraer, o Brasil e para os funcionários.
          Mas tudo vai depender de duas coisas: De como a Embraer que ficar irá se reestruturar e do que pretende fazer a Boeing com o que comprou.

          O futuro é incerto e traz insegurança, é claro. Mas acho que estamos vendo o início do quarto grande ciclo dentro da empresa…

          Acredito no sucesso do negócio, com a Boeing investindo na nova empresa, trazendo manufatura e projetos pra cá, além de alavancar as vendas e produção dos E2. E na nova Embraer, abrindo novas frentes de negócio, e projetando e produzindo novas aeronaves.

          O Wellington está na minha "lista negra"… daqui a alguns anos vou entrar em todos os fóruns e cobrar dele o qual foi o péssimo negócio. Mas só farei isso se o que disse acima acontecer… senão eu vou é sumir dos fóruns (kkkk)…

          O negócio é descontrair.

          • kkkkkkkkkkkkkkkk

            Se tu não for da equipe de engenharia, vou te perguntar como está a procura de emprego.

            Até no futuro próximo!!! 😉

            • Cara, quanto a isso não se preocupe.
              O meu está garantido lá em Seattle. Graças a Deus.
              kkkk

  3. Os jornais americanos começaram a dizer nesta tarde que o Trump teria assinado uma ordem para que os 737 Max nos EUA sejam groundeados.

    • E precisa Trump assinar alguma coisa?
      A FAA não é a autoridade civil no assunto?
      Deve ser mais alguma ação exibicionista do Trump para aparecer no Twitter cantando de galo.

  4. FAA acaba de colocar no lixo sua repu tação, Até ontem estava tudo bem, o MAX era uma aeronave segura e tudo mais, hoje mandou groundear todas as aeronaves MAX nos Estados Unidos. Como podem ter mudado de opinião tão rápido ou tão tardiamente? Lobby da agência para não afetar a gigante de Seattle? Que furada eim dona Boeing? A cada dia vence o prazo de validade do CEO da Boeing.

    • Um avião é testado na fase de certificação e não tem como a FAA prever um acidente destes, não houve nenhum episódio com esta gravidade na fase de testes.
      Depois de testado foi certificado como de direito e agora que se apresentou um problema grave o avião é parado para que se estude o problema e uma solução.
      Não vejo como a FAA tenha jogado fora sua reputação, a EASA a ANAC e outras agências também certificaram o avião mundo agora.

      • Você teve acesso aos engineering reports da Boeing? Cara, é fato que a Boeing e seus processos fizeram M. neste caso. Ou vc acha normal parar toda a frota de um jato recém lançado como está ocorre do. Você parece aquele Lito do Aviões e Musica que teima em passar panos que tes no assunto, que o MAX é seguro, etc. o avião não tem fly by wire, e é instável e me colocam um MCAS baseado e um único sensor para genre ciar a atitude do avião, rídiculo, e básico. Cara, é o que eu disse desde de o começo, o que se tem que investigar são os processos de desenvolvimento e validação dessas coisas. Senão as crianças fazem M novamente. Esse Lito compara o B737-8MAX com processo de desenvolvimento do Electra. Pelo amor de Deus, então tragam as réguas de cálculo da época pra calcular a cag ada deste B737..A FAA foi no mínimo negligente em passados três dias para tomar tal decisão. Deveriam demitir o diretor desta agência, e era isso que o Congresso americano iria pedir.

  5. Quero ver no final descobrirem que foi uma fita isolante deixada por alguém da manutenção de solo…

  6. Poderia ser na fabrica né ? Se relaxaram nos KC-46 também pode ter ocorrido algo nos 737- matéria de 03/03/2019- inclusive com comentario seu .
    Isso somado ao acidente da Lion- ( matéria de 15/08/2018),lança muito mais suspeita sobre a conduta do fabricante.
    Tá lá a FAA emitiu diretriz de emergencia alertando sobre computador que poderia fazer aeronave descer até 10 segundos mesmo em voo manual ….10 segundos é uma eternidade em qualquer veiculo em movimento , num avião -algo impensavel .
    Pode ser outra coisa ? pode .Mas não está cheirando bem .

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