As quatro aeronaves C-130J-30 Super Hercules da Força Aérea do Emirado do Qatar no pátio da Lockheed Martin em Marietta, Georgia. (Foto: Lockheed Martin)

Numa cerimônia realizada hoje na unidade da Lockheed Martin em Marietta, Georgia, foi oficialmente entregue quatro aeronaves de transporte aéreo C-130J Super Hercules para o Estado do Qatar de uma só vez.

Um contrato de US$393,6 milhões foi assinado com o Governo dos EUA para essas aeronaves no dia 26 de julho de 2008, com a Lockheed confirmando no dia 7 de outubro de 2008 que havia recebido a ordem para produzir as quatro aeronaves.

Os novos Super Hercules da Força Aérea do Emirado do Qatar são da versão com a fuselagem maior ou a variante “esticada” do C-130J. As aeronaves serão utilizadas para ajuda humanitária e missões militares para a defesa do Estado do Qatar. A frota de transporte aéreo novo ferry para o Catar, em outubro.

A quarta aeronave de transporte C-130J Super Hercules entregue pela Lockheed Martin para a Força Aérea do Emirado do Qatar decola da unidade em Marietta, Georgia. (Foto: Lockheed Martin)

“É um dia histórico tanto para as Forças Armadas do Qatar como para a Lockheed Martin, enquanto damos as boas vindas do Qatar na família mundial do C-130”, disse Lorraine Martin, vice-presidente dos programas C-130 na Lockheed Martin. “Esta aquisição de uma frota de C-130Js fornece ao Qatar uma capacidade de transporte aéreo altamente flexível. Como o maior operador de C-130J no Oriente Médio, o Qatar ocupa um lugar único na história do C-130.”

Esta é a primeira experiência do Qatar com o C-130 e a Lockheed Martin está oferecendo um pacote de solução completa. “O pacote inclui as quatro aeronaves; tripulação e treinamento de manutenção; peças sobressalentes; apoio em terra e equipamento de teste, e uma equipe de especialistas técnicos que ficará baseada no Qatar, durante um período de apoio inicial.

Anúncios