Quatro F-35 Lightning II voam sobre a Base Aérea de Luke, Arizona. (Foto: PRNewsFoto / Lockheed Martin Aeronautics)

A Lockheed Martin está trabalhando na obtenção de um Custo por Hora de Voo (CPFH, na sigla em inglês) de US$ 25.000,00 para seu caça de ataque conjunto (JSF) F-35 até 2025.

A meta do CPHF é comparável ao custo para operar aeronaves legadas, enquanto fornece um salto geracional na capacidade; um comunicado da Lockheed Martin disse que o objetivo será entregar 80% de taxas de missão possíveis no curto prazo.

“À medida que a frota do F-35 se expande, estamos fazendo parceria com nossos clientes e tomando medidas agressivas para melhorar a prontidão do F-35 e reduzir os custos de manutenção”, disse Greg Ulmer, vice-presidente e gerente geral do programa F-35 da Lockheed Martin.

A confiabilidade e a prontidão do F-35 continuam a melhorar e as aeronaves de produção mais novas têm em média mais de 60% de taxas de capacidade de missão, com alguns esquadrões operacionais consistentemente próximos a 70%. Além disso, a Lockheed Martin reduziu sua porção de custos operacionais por aeronave em 15% desde 2015.

Anteriormente, sob contratos anuais, a nova logística multianual baseada em desempenho (PBLs) permite que cada empresa realize investimentos e ações de longo prazo para reduzir custos e melhorar a eficiência. Além dos contratos de PBL, a Lockheed Martin estabeleceu 12 Contratos de Reparo Master (MRAs) com fornecedores-chave para aumentar a capacidade e velocidade de reparo.

Os PBLs cobrem vários contratos com a BAE Systems, a Northrop Grumman e a Collins Elbit Vision Systems (CEVS); e os MRAs cobrem contratos com 12 fornecedores separados, incluindo Honeywell, GE e Eaton.

À medida que mais aeronaves entram em serviço, a empresa está otimizando recursos em toda a frota e aproveitando os dados em centenas de milhares de horas de voo para atingir essas metas. O programa está conduzindo competições na cadeia de suprimentos, construindo capacidade de cadeia de suprimento, sincronizando compras sobressalentes, melhorando a confiabilidade e capacidade de manutenção das peças, implementando ferramentas avançadas de análise, aprimorando o Sistema Autônomo de Informações de Logística (ALIS), acelerando modificações de aeronaves anteriores e apoiando a criação de centros de estoques regionais e depósitos de reparação liderados pelo governo.

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