A aeronave Lockheed P-38E Lightning "Glacier Girl", durante o AirVenture 2007. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

A incrível história do caça da Segunda Guerra Mundial Lockheed P-38E Lightning “Glacier Girl” irá mais uma vez ser contada em Oshkosh em julho desse ano quando a aeronave fizer sua quarta aparição consecutiva no AirVenture 2011. O “Glacier Girl” deve chegar em Oshkosh no domingo, antes da convenção começar na segunda-feira, disse Bob Cardin, gerente de operações de voo, e ficará na exposição estática – com todas novas informações sobre ela – próximo da área de apresentações dos Warbirds in Review.

A aeronave foi originalmente anexada na Operação Bolero, quando as tropas norte americanas foram destacadas para a Grã-Bretanha em 1942. Juntamente com outras cinco aeronaves P-38s e duas fortalezas voadoras B-17s fizeram parte do ficou chamado como “The Lost Squadron” quando as condições climáticas forçaram essas aeronaves a pousar na Groenlândia. O pessoal foi eventualmente evacuado mas as aeronaves foram deixadas para trás. Durante os anos seguintes, as aeronaves foram sendo enterradas embaixo de cerca 70 metros de gelo.

Esse grupo de aeronaves desaparecidas foi procurada por colecionadores de aeronaves militares ainda quando David Tallichet montou uma expedição feita para encontrar elas em 1977. Outros tentaram na década de 80, mas sem sucesso. Em 1992, a equipe Cardin derreteu uma coluna vertical de mais de 70 metros de gelo glacial, e utilizando água quente liberou um espaço no gelo que tornou acessível o P-38 para começar a ser desmontado e removido.

Dez anos depois, o raro, e primórdio modelo P-38 foi batizado de Glacier Girl, decolando mais uma vez com o veterano piloto de guerra Steve Hinton no manche de controle. Vários anos depois, Cardin disse ao público presente no AirVenture que o Glacier Girl possui o único pacote de armamento completo de aeronaves P-38, incluindo itens opcionais únicos no mundo. “Quando a aeronave foi abandonada lá, ela tornou-se uma cápsula no tempo, “explicou ele.

Cerca de 80% do Glacier Girl é original, disse Cardin, adicionando que parte da fuselagem teve danos causados pelo peso do gelo não possibilitando de ser utilizada. A aeronave possui dois motores Allison originais, que poderão ser ouvidos durante a chegada e durante a apresentação em voo durante o AirVenture 2011.

E o Cavok aproveita para informar a todos que confirmamos nossa presença no AirVenture 2011, que acontece entre os dias 25 e 31 de julho desse ano, em Oshkosh, Wisconsin.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Que lindo avião de caça..

    Com certeza uma bela peça para o AirVenture Museum em Oshkosh, (EUA).

  2. Que história deste avião. Gosto muito desta aeronave, tem um belo desenho.

  3. O P-38 , é tratado com muito , carinho pelos , americanos , no começo da guerra no pacífico era o único caça americano capaz de se igualar e até mesmo superar os A6M ZERO e KI-43 , foi o caça americano com maior número de vitórias aéreas contra os japoneses , e também o grande vingador do ataque a Pearl Harbor , quando 16 P-38 interceptaram o avião em que estava o homem que arquitetou todo ataque a base americana , além de ser o chefe suplemo da marinha imperial japonesa , depois do imperador é claro, o Almirante Isoroku Yamamoto , o Mitsubishi G4M foi abatido , caindo nas selvas da ilha de Bougainville, no arquipélago das Ilhas Salomão , Yamamoto não sobreviveu .

Comments are closed.