O primeiro Super Hercules civil, o LM-100J visto após deixar o hangar da linha de produção em Marietta. (Foto: Lockheed Martin)

A Lockheed Martin lançou oficialmente para o mundo o mais recente membro da família C-130J Super Hercules: o cargueiro comercial LM-100J.

Funcionários que projetaram e construíram a aeronave celebraram este novo Super Hercules com uma tradicional cerimônia de “rollout” realizada na instalação de Aeronáutica da Lockheed Martin localizada em Marietta, Georgia. Os membros da equipe caminharam junto do LM-100J para fora do pavilhão que é a casa da linha de produção do Super Hercules. A próxima parada para este Super Hercules é a linha de voo, onde se preparará para seu primeiro voo no próximo trimestre.

A Lockheed Martin anunciou sua intenção de fabricar e comercializar o LM-100J em fevereiro de 2014. A Lockheed Martin entrou para uma atualização de certificado de tipo civil da FAA e este primeiro LM-100J participará da atividade de teste de voo para apoiar esse processo.

“O lançamento de hoje não só marca uma outra conquista para o Super Hercules, mas também reflete a capacidade da aeronave de evoluir para atender às necessidades dos clientes. O programa LM-100J superou todas as expectativas em passar de uma ideia para uma realidade”, disse George Shultz, Presidente e gerente geral de Mobilidade Aérea & Missões Marítimas da Lockheed Martin. “Estamos neste ponto graças ao trabalho árduo e dedicação dos funcionários e fornecedores da Lockheed Martin, que literalmente projetaram e construíram este novo capítulo das operações do Super Hercules. A FAA tem sido uma parceira essencial na produção desta aeronave e estamos ansiosos para continuar trabalhando em conjunto à medida que avançamos para a fase crítica de testes em voo do LM-100J”.

O LM-100J incorpora desenvolvimentos tecnológicos e melhorias resultantes de anos de experiência operacional militar com o C-130J, incluindo mais de 1,5 milhão de horas de voo alcançado por operadores em 16 países. Esta experiência e avanço se traduz em uma aeronave que irá entregar um serviço confiável em uma plataforma multi-papel para as próximas décadas. O LM-100J é a nona versão de produção da aeronave Super Hercules e suas capacidades comerciais têm a distinção de ser a 17ª capacidade de missão diferente suportada pelo C-130J.

Como o seu homólogo militar multitarefa, o LM-100J apoiará uma variedade de tarefas, incluindo: transporte de carga de grandes dimensões; dispersão de óleo/pulverização aérea; exploração de petróleo e gás; operações de logística de mineração; combate aéreo contra incêndios; entrega aérea; evacuação aeromédica / ambulância aérea; operações de ajuda humanitária; transporte de pessoal; operações em campos austeros; e busca e salvamento.

O LM-100J é a versão atualizada do L-100 Hercules, que foi construído pela Lockheed Martin no período 1964-1992. Mais de 100 L-100s foram entregues a ambos os operadores comerciais e governamentais globais, apoiando os requisitos de entrega de carga em quase todos os ambientes operacionais do mundo.

6 COMENTÁRIOS