O dirigível Farmers Airship que estará presente este ano no AirVenture, em Oshkosh. (Foto: Airship Ventures)

O maior dirigível atualmente em voo no mundo – o Farmers Airship, um Zeppelin NT de propriedade e operado pela Airship Ventures – estará presente no EAA AirVenture Oshkosh de 2011, onde vai oferecer voos panorâmicos de 45 minutos sobre o evento AirVenture e na região de Winnebago para quem quiser pagar pelo passeio.

O dirigível Farmers Airship fica normalmente baseado em Moffett Field, California. (Foto: Airship Ventures)

A Airship Ventures, com base em Moffett Field, no Vale do Silício, Califórnia, está pela primeira vez em turnê com o Farmers Airship por todo país durante o verão dos EUA, em parceria com a Farmers Insurance. Voando desde 2001, os Zeppelin NTs já levaram mais de 80.000 passageiros para voar. O Farmers Airship é o quarto e mais recente Zeppelin NT a ser construído e vem oferecendo voos panorâmicos pela California desde 2008.

“Cruzando o país com o nosso parceiro de seguros nos possibilita levar a alegria e a experiência de voar num Zeppelin para dezenas de comunidades e eventos, mas não tenho a certeza se nós já experimentamos algo tão grande como o AirVenture”, disse Alexandra Hall, CEO da Airship Ventures. “Estamos empolgados por trazer o primeiro Zeppelin a navegar pelos céus dos EUA em mais de 70 anos para Oshkosh e celebrar a aviação ao lado de tantos entusiastas e fãs.”

A visão do painel de comando do Farmers Airship. (Foto: Airship Ventures)

Com 82 metros de comprimento, a aeronave é 5 metros mais longo do que um Boeing 747 padrão e 16 metros mais longo que o maior dirigível operando atualmente. A gôndola acomoda um piloto, um comissário de bordo, e até 12 passageiros, com muito conforte e luxo, incluindo grandes janelas panorâmicas, toalete a bordo com janela, e uma janela de observação traseira de 180 graus.

“Não importa quantas vezes você foi ao AirVenture, há sempre algo novo para ver e experimentar”, disse Tom Poberezny, EAA AirVenture e presidente. “Estamos muito felizes em receber a Airship Ventures e o Farmers Airshio no único lugar do mundo onde todas as formas de aviação aparecem juntas.”

Os passageiros a bordo do Farmers Airship podem apreciar uma ótima vista panorâmica durante o voo. (Foto: Airship Ventures)

Com uma velocidade máxima de 77 mph e autonomia de voo máximo de 500 milhas náuticas, o Zeppelin NT é capaz de pousar, trocar os passageiros e decolar novamente em menos de cinco minutos – tudo dentro de uma área de pouso de 600 metros de diâmetro. A manobrabilidade da aeronave é em grande parte devido ao seu inovador sistema de propulsão, utilizando três motores de 200 hp, de passo variável, com vetoração, fabricado pela Lycoming. Capaz de trabalhar independentemente um do outro, dois motores são montados no lado do casco, com o terceiro montado na parte traseira – alimentando duas hélices, uma para o movimento de subida e descida e um para o empuxo.

Os motores são montados a um quadro leve e rígido, composto por formas de fibra de carbono triangulares, e três vigas de alumínio longitudinalmente apoiados por cabos de polímero. Isto distingue um Zeppelin de “balões”, que mantêm sua forma inteiramente devido à pressão interna de gás mantido internamente para sustentação.

Como dirigíveis, o Zeppelin NT usa gás hélio não inflamável para permanecer com sustentação, contida em um envelope à prova de rasgos externos composta por tecido de alta resistência multi-camada – fabricado pela ILC Dover, a mesma empresa que cria o tecido para trajes espaciais da NASA.

O Farmers Airship ficará baseado no Pioneer Airport durante o AirVenture. Passeios públicos, a bordo do Farmers Airship serão oferecidos por US$ 399 por pessoa entre os dias 22 e 31 de julho; a duração do passeio é de 45 minutos. Para comprar ingressos com antecedência, ligue para 650-969-8100 ext. 111, ou faça o pedido por e-mail.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Três coisas:
    1ª: Dirigível, zeppelin ou blimp?
    2ª: Isso pode ser considerado uma aeronave ou na verdade é um balão metido a besta?
    3ª: Banheiro com janela. Acho que ninguém nunca sonhou antes em dar uma cag… com uma vista dessas. Melhor seria se a tal janela de 180º fosse no banheiro, mas acho que já é querer demais!
    4ª: Perdoem as asneiras, é que já estou com sono e não digo mais coisa com coisa.

  2. Nem de longe parece com o dirigível da goodyear.. será que aquele ainda existe?

    • O blimp da Goodyear ainda voa nos EUA. Na verdade tem mais de um. Normalmente aparece em Oshkosh.

      Abraço,

      Fernando Valduga
      Editor Cavok Brasil

Comments are closed.