Caça Chengdu J-10 da Força Aérea da China. (Foto: SinoDefence)

De acordo com o site China Defense, um caça J-10 da Força Aérea da China (PLAAF), da Divisão 9, caiu próximo a Dao County, Província de Hunan, no dia 22 de abril, devido a um problema técnico no motor.

O Coronel Xie Fengliang, comandante da Divisão 9, da Força Aérea da China, que morreu no acidente com um caça J-10 no dia 22 de abril.

Na aeronave acidentada estava o comandante da Divisão, o Coronel Xie Fengliang, que faleceu no momento da queda.

Até o momento as informações sobre o acidente são mínimas, já que a China tenta conter as informações referente a acidentes com seus equipamentos militares.

Fontes oficiais até o momento já confirmaram a queda de quatro caças J-10 da China, tendo o último acidente ocorrido em 2007.

Esse acidente com um caça J-10 em 2007, somente teve as fotos liberadas em março de 2010.

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

    • Pior que é verdade. Será que os chineses estão seguindo o mesmo padrão de qualidade das falsificações que encontramos pelas ruas brasileiras?

      Abraço,

      Fernando Valduga
      Editor Cavok Brasil

  1. é apenas o segundo acidente do gênero que se tem noticia. Há tambem pelo menos um caso em que o motor apagou diante do publico em uma apresentação (era a apresentação do modelo J-10B – o piloto pousou sem problemas).

    Se levarmos em conta o tempo de desenvolvimento e o fato de que o sistema de gerenciamento do motor (mesmo motor do MiG-29) é de origem chinesa (o sistema de gerenciamento russo do motor do MiG-29 é para dois motores) é um fato realmente raro.

    Apesar do informe em chinês dizer que foi pane no motor, acho que por ser um avião pilotado por um "coronel" a real causa do acidente pode estar "desfarçada" ja que a 'elite' dos comandantes chineses são ligados ao partido comunista chinês… pode ter sido uma falha parecida com a que ocorreu com o Tucano da FAB a algumas semanas…

    Observo ainda que problemas na qualidade do combustivel (pureza) podem acarretar em problemas do motor similares aos que ocorreram com os iranianos nos seus F-14 durante o conflito com o Iraque (16 pedidos). Este tipo de problema (qualidade do combustivel) é que há tempos tem causado perdas de aviões aos chineses.

  2. Há outo detalhe que corrabora com a "minha versão" do problema no combustivel:

    o texto em inglês da tradução do texto em chinês diz: "PLAAF Div 9 lost another J10 due to engine failure near Dao County, Hunan Province on April 22nd. Division commander Sr. Col. Xie Fengliang died during the crash".

    Portanto: " PLAAF Div 9 lost another J10" -> 'PLAAF Div 9 perdeu OUTRO J10'

    O Outro J-10 que caiu tambem pertencia a Divisão 9 da PLAAF, deixando transparecer problema de manutenção (ou combustivel)

  3. outro detalhe que eu queria acrescentar: Admitem que 4 J-10 cairam mas este é o 2 caso que sabemos…

Comments are closed.