O caça de combate Su-35 durante demonstrações de tirar o fôlego no MAKS 2017. (Foto: Evgeny Biyatov)

O avião de combate Su-35 da Rússia chamou a atenção do público presente esta semana no show aéreo MAKS 2017, próximo a Moscou, de acordo com várias reportagens da imprensa e vários compartilhamentos nas redes sociais.

A aeronave bimotora projetada pela Sukhoi com o nome da OTAN de Flanker-E realizou acrobacias aéreas que surpreenderam os entusiastas da aviação de longa data nas mídias sociais.

O jornalista Stephen Trimble, repórter de aviação e editor da agência Flightglobal, twittou na quinta-feira depois de ver imagens da demonstração da aeronave. “E as pessoas realmente achavam que o visor do F-35A mostrado em Paris no mês passado era impressionante. Isso aqui não é impressionante. É inacreditável.”

Outros descreveram as manobras como “insanas” e “contra as leis da física”, e disseram que “eram de explodir a cabeça”.

Confira o vídeo de uma das manobras e decida por si mesmo:

O F-35 monomotor não foi projetado para a superioridade ar-ar, por isso é difícil imaginar um Joint Strike Fighter contra um Su-35 em um dogfight. Mais provável, seria um F-35 chamando pelo rádio um F-22 Raptor para ajudar, um caça furtivo com dois motores com maior velocidade e manobrabilidade.

Mesmo assim, os observadores não podiam deixar de notar as diferenças entre as recentes demonstrações aéreas de alto perfil da aeronave.

O Su-35 está entre as aeronaves que a Rússia espera que irá abastecer mais negócios de exportação este ano.

Anúncios

64 COMENTÁRIOS

  1. Nem vou falar nada, mas na moderna guerra aérea, no universo BVR, TVC só tem valor quando o embate for olho-no-olho. Até lá, é peso morto para show aéreo.

  2. No minuto 2:15 . ate parece que tem "algo " sustentando ele no ar ,o tanto que ele não perde altitude mesmo com o caça fazendo manobras…

  3. Muito bonito, mas no combate moderno isso aí só vai servir para torrar um precioso combustível.

  4. Manobras magníficas e inéditas. Obviamente que são apenas para show, e pouco prováveis de serem usadas num combate real.
    Mas vamos com calma.
    Na época do Vietnã houve um período em que valorizou-se excessivamente os mísseis e desprezaram os canhões, e a realidade foi dura, mostrando que nada pode ser desprezado na guerra.
    Atualmente há uma supervalorização do BVR em detrimento do TVC.
    Se um avião puder lutar BVR e visual, vale mais do que um que só consegue se estiver no BVR
    Se eu fosse piloto de caça, e se na minha carreira nunca houvesse uma guerra real, preferiria mil vezes voar um Sukhoi do que aquela jaca voadora chamada de F-35

    • Amigo, não faz qualquer sentido comparar uma aeronave de quarta geração com uma de quinta. A diferença dos projetos é marcante. Não vai me dizer que você cai nessa conversa dos russos de geração 4++? Antes do Su-35 pensar em enxergar o F-35 no radar ele já deverá estar tomando um AIM-120 pela fuça. Isso sem contar fusão de dados e toda a capacidade de guerra eletrônica. Se o embate migrar para a arena BVR, a capacidade de o piloto fazer lock on simplesmente olhando-se para chão da aeronava não deve ser nem um pouco menosprezada.
      O Su-5 é sem dúvidas um baita projeto, mas achar que ele é o f%#dão só por causa da cobra de Pugachev é coisa de fanfarrão. Mais de 30 anos dessa família de aeronaves e cadê a folha de combate dela? Jogar bomba cluster no ISIS não conta.
      O projeto já deu o que tinha que dar, tem RCS alto para os padrões atuais, esses motores bebem que é uma beleza, custo operacional alto e todo a conhecida desorganização logística russa. Eu preferiria mil vezes estar num delta canard europeu do que nele.

  5. Que foi isso!!!
    Não tem avião mais manobrável voando pelo planeta hoje até onde se sabe, incrível!!!
    BVR bla bla bla.
    O ultimo abate ocorreu a 800m de distância após o míssil aim-9x errar o alvo!

    • Você sabe qual era a regra de engajamento lá para não terem usado BVR ?

    • Mas elas também não garantem muita coisa em WVR,só se for combate com o canhão aí sim. O raio de curva e taxa de giro ajudam mais.

      O último abate foi a 800m porque escolheram assim, poderia ter sido a 30km se preferissem.

    • Você disse uma inverdade. O abate na Síria não ocorreu a essa distância por influência do míssil ou falha, foi uma escolha porque o piloto americano estava acompanhando o sírio a uma curta distância e avisando ele a ficar longe da área onde estavam as forças especiais americanos. Na insistência é que o combate teve início.

      Se a ordem fosse abater qualquer aeronave, logicamente a distância do abate teria sido maior.

  6. Lindo, simplesmente! Eita avião bonito, um dos melhores, desconsiderando os furtivos, este ai domina os céus!

  7. o TVC do Su-35 depende da eficiencia da suite EW em garantir a sobrevivencia no cenario BVR

  8. Manobras insanas é pouco para descrever isso…hehe

    Claro que deve estar super leve, mas não deixa de ser incrível. A cada apresentação o Su-35S impressiona mais.

  9. Que palhaçada , manobras assim so possuem valor na distraçao da plateia ,isso ai é puro circo ,kkkk, russos reis das firulas , este aparelho foi totalmente preparado para isto , mas uma coisa nao se pode negar , estes videos alimentam o curral mantido pela mae russia ! #DESNECESSÁRIO

    • Mas por que é palhaçada e desnecessário? Se essas manobras são possíveis ou sequer uteis no combate aéreo moderno não importa. O ponto é impressionar o público e principalmente os amantes da aviação, e isso os russos fazem muito bem.

      • Entao fica combinado assim , a rainha das firulas na incapacidade de superar tecnologicamente os aparelhos ocidentais em conflitos reais , inventaram a modalidade das piruetas , combates aereos serao decididos assim , quem fizer mais firulas soltando fumacinhas colorida ganha a guerra ,kkkkkk , tenho razao ao afirmar que estas manobras russas tem como objetivo cortinar o imenso abismo que os separao da "FRANÇA" ,so pra citar o player medio !

        • Que? Quem disse que essas manobras apresentadas seriam feitas no combate aéreo moderno?

          Tenho uma leve impressão que se fosse um F-22 fazendo o mesmo você não diria que é uma "palhaçada e desnecessário".

          • Isto nunca ocorrerah , americanos nao sao achegados a palhaçadas e o F22 impreciona sem precisar dar cambalhotas inuteis !

  10. Isso se chama tecnologia. Inveja faz as pessoas ficarem cegos…

    • Isto se chama exibicionismo barato e inutil , possuindo apenas a intençao de distrair as massas burras !

        • Nao , ele nao nasceu em uma naçao com vocaçao para circu , ele nao precisa de besteirois para vender muito !

      • Só uma pessoa q não curte aviação não gostaria de ver isso ao vivo …Ah não …acho q até as q não curtem gostariam de ver essa beleza de apresentação !!!!!!
        Se isso se usa em combate ou não ,fod@#@ !!!!
        Ali é uma feira de avição,um show aéreo ,isso faz parte de qq show de aviação.

  11. Realmente muito impressionante!!! mas independente da rivalidade Russos x Americanos, os dois lados em shows aereos deixam uma quantidade de combustivel bem inferior da do modo operacional, bem como retiram outros pesos mortos, como o conhão, suites de EW, radar (que pesa bastante) entre outras coisas para melhorar o desempenho totalmente clean, então me parece um pouco equivocado utilizar demonstração de show aereo para especulação operacional em combates WVR, mas de qualquer forma isso não retira nem um pouco do mérito do show, belissimas acrobacias…

  12. Se for útil para desviar de um míssil pode até ter serventia, mas acho que nem para isso serve.
    Quanto a isso eu questiono: será que os Russos ainda acreditam no combate dog fight?
    Os últimos dois abates que acompanhamos (Su-24 Russo e do caça Sírio parecem ter sido ambos feitos VVR, mas a Guerra na Síria é tão complexa quando seu TO e conseguimos concluir nada com isso).
    Estranho os Russos investir em tecnologia que permita um desempenho maior em VVR enquanto o mundo busca aprimorar o BVR (não que eles não façam isso Tb).
    No mínimo estranho !

    • o su-24 nem em combate estava, provavelmente os pilotos foram abatidos sem saber que tinha algo atras deles, o su-22 fez o aim-9x errar, isso mostra que misseis rastreados por calor ainda tem baixa eficiencia, mesmo que a partir da guerra do golfo a maioria dos abates se deram alem do alcance visual, n significa que a capacidade de combate aproximado deva ser retirada

    • É que isso é conceito da origem dos 4G, e o "Su27+" ainda é quarta geração kkkk

      Os caras investem nisso porque é o que eles sabem, o bicho papão é supercruise sustentado, economia de óleo, coisa de 5G, ai o bicho pega kkkk

    • Nao ha utilidade belica nenhuma , se fizerem uma manobra assim na frente de um missel e tiverem a SORTE de despista-lo , a perda de energia gerada nestas firulas ira deixar esta arvore -de-natal de quatro para o F 5, isso ai eh russisse !

  13. Impressionante como a rivalidade Rússia x EUA leva alguns ao radicalismo.
    É importante uma aeronave de caça mostrar sua capacidade de manobra, o F-35 demonstrou em Paris e agora foi a vez do Su-35 demonstrar na Rússia.
    É claro que tanto o F-35 quanto o Su-35 estavam fazendo um show para o público, isso não é uma demonstração da capacidade operacional das aeronaves.

    • kkkkk, falando para o espelho , a simples constataçao deque estes besteirois inuteis so servem para divertir os incautos ,nao pode ser taxado de radicalismo !

        • Vivi o suficiente para saber o objetivo destas firulas russas , alem de serem mestres na dpagem de seus atletas desde sempre , eles fazem o joguinho do curral ideologico !

  14. Muito bonito, mas isso só tem serventia no dog e que por estar com 2 ou 4 mísseis, obviamente não terá o mesmo desempenho do video.

    Nuca tinha visto o que ele fez aos 2:05 >

  15. O cara que olha essas imagens e a primeira coisa que pensa em comentar é: "não serve pra nada", "é russisse", "é palhaçada", parou de gostar de aviação a muito tempo, querem mesmo é de criticar o avião X e exaltar o Y. São a exata antítese daquilo que eles anunciam aos quatro vento que abominam.
    Senhores, temos que inventar uma nova expressão, qual é o antônimo de "sputinissise"?

    • O cara que olha essas imagens e a primeira coisa que pensa em comentar é: "não serve pra nada", "é russisse", "é palhaçada", parou de gostar de aviação a muito tempo

      Perfeito! Não importa se fosse um F-5 fazendo essas manobras, ainda seria incrível para qualquer um que ama aviação.

    • Belo comentário amigo.
      Mesmo sabendo que aquilo foi feito para impressionar o público, ainda vimos críticas inflamadas ao desempenho do caça.
      O caça é sim supermanobrável e isso é uma vantagem em dogfight.
      A exibição foi bonita assim como o foi a exibição do F-35 em Paris.

      • Que otimo , o SU35 esta preparado para enfrentar o barao vermelho e seu caça com helice de madeira !

  16. sinceramente, eu não sei se assistiria esse Su-35 pessoalmente. Deve ser uma experiência única, claro… Mas se aquilo ali inventar de ir pro chão, faz um belo estrago e show aéreo tem muito dessas surpresas.

    • Apresentação solo acho q não tem problema ,agora aqela apresentação que os caças se cruam ,eu não tinha a manha de ficar petrto não .NEm no campo de marte ,quando tem esquadrilha eu fico la na muvuca ,fico do lado de fora

  17. Só digo uma coisa: Se fosse comparar com um carro isso, essas manobras seriam o mesmo que o handling, que é algo que qualquer carro deve ter muito bem afiado, seja um pequeno roadster como um Audi TT ou um GranCrupe como uma Maserati Granturismo, deve ter a capacidade de transmitir a dinamica do veiculo o mais sensivel e rapido possivel ao motorista. O mesmo vale aqui: essas manobras provam que os comandos do avião são "afiados" ou seja, tem uma sensibilidade forte para fazer o mesmo manobrar.
    Essas mudanças bruscas de direção podem não ser tão uteis em combate, mas para desviar de um missel, ah certeza que ajuda. Se isso não influencia-se, o F-35 ou o F-22 seriam do tamanho de um B1, e seriam pesados e sem agilidade, o que não são, pois existe sim a necessidade de agilidade para um jato, seja de 4 ou 5 geração.

    • absolutamente incrível ! gostaria de ver se o T-50 pak fa pode fazer essas manobras também.

      • Os Russos estão pintando o T-50 como um caça com características excepcionais, e a manobrabilidade é um dos diferenciais dos caças fabricados por eles.
        Me arrisco a dizer que o T-50 também seguirá nesta linha.

  18. Propaganda é a alma do negócio, e isso os russos sabem fazer. Essas incríveis e lindas manobras são uma ótima forma de propaganda, pois são políticos quem compram armas, militares normalmente só dão pareceres em relatórios que os políticos não lêem.
    Não sou especialista, mas vejo assim:
    O Su-35 vem de um projeto dos anos 70, sendo hoje um g4++, essa manobrabilidade teria muito efeito em radares Doppler, ajudando a destravar o "look" do radar adversário, como na manobra "bean", dando uma enorme vantagem tatica. Contra caças que anda usam radares com essa tecnologia, podem ser efetivos. Mas contra radares AESA, acredito que não o sejam.
    Por isso acredito que os russo estejam desenvolvendo táticas para opor caças 5G, tendo como meta, bloquear os caças inimigos de serem efetivos no BVR, com o uso de eletrônica, para o combate ser a curta distância. Mas não coloco minha mão no fogo para defender se isso vai ser ou não efetivo em combate.
    Só o tempo dirá. Mas acredito que eles sabem bem o quanto tal tática deve ser perigosa, pois a Rússia e a China correm contra o tempo para desenvolver caças 5G.

  19. Cara, incrível oque o esse Su-35 fez nesse vídeo. A manobrabilidade das aeronaves Russas é incontestável. Mas amigos, não vamos esquecer que esse blog aqui é voltado pra quem é apaixonado por aviação e quer procurar ficar por dentro de notícias que rolam mundo a fora sobre isso. Até onde dá pra deduzir, ninguém aqui é funcionário, executivo, ou dono da empresa X ou Y, que fábrica o avião X ou Y pra ficarem discutindo. Sejamos mais educados e elegantes. As opiniões devem ser expostas e respeitadas.

    Um abraço a todos.

Comments are closed.