O novo avião de transporte C295W entregue pela Airbus Defense and Space para o Mali. (Foto: Airbus DS)

Mali recebeu no dia 15 de dezembro a sua nova aeronave de transporte militar Airbus C295W (matrícula TZ-11T). A aeronave foi oficialmente entregue na Unidade de Fabricação da Airbus Defense and Space em Sevilha, Espanha.

O contrato original para a aquisição deste C295W foi anunciado pela Airbus Defense and Space no dia 16 de fevereiro deste ano e inclui todo treinamento das tripulações de voo e de solo do Mali que operarão a nova aeronave.

O C295W depois de partir de Sevilha, voou para Base 101 de Bamako, no Mali, realizando uma escala no Base Aérea de Gando, nas Ilhas Canárias. A aeronave registada TZ-11T ficará baseada em Bamako e irá fornecer apoio logístico, evacuação médica (MEDEVAC) e capacidade de transporte de tropas para as forças terrestres do Mali.

Mali poderá usar o C295W para missões de transporte de Bamako para base com pista semi-preparada de Thessalit Kidal, no norte do país e, assim, realizar voos de até 2.500 km, no caso de Thessalit, sem reabastecimento.

A robustez da aeronave e sua capacidade de pousar em pistas não pavimentadas, como Thessalit, apenas com visibilidade limitada, o que foi um fator decisivo na escolha do C295W pelo Mali.

O C295W é uma versão melhorado do avião de transporte militar C295. Com winglets e motores atualizados como padrão, o novo modelo irá proporcionar aos operadores um melhor desempenho em todas as fases do voo. É particularmente adequado para missões em grandes altitudes e em clima quente, para o qual ele promete um aumento de carga útil de pelo menos 1.000 kg.

Em junho de 2015, o Mali também encomendou seis aeronaves A-29 Super Tucano (turboélice de ataque da empresa brasileira Embraer). O Embraer A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice projetado para missões de ataque leve, de contra-insurgência e de formação de pilotos.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Opa, os winglets são da Boeing. Os da Airbus são os… sharklets. 😀

Comments are closed.