A Real Marinha da Coreia do Sul recebeu os quatro primeiros helicópteros AW159 Wildcats.
A Real Marinha da Coreia do Sul recebeu os quatro primeiros helicópteros AW159 Wildcats.

Nessa segunda-feira (13), a Real Marinha da Coreia do Sul (RoKN) recebeu seu primeiro lote de quatro helicópteros AW159 Wildcat fabricados pela britânica AgustaWestland. A marinha sul-coreana tem o objetivo de implantá-los na linha de frente até a metade de 2017. No total foram encomendados 8 unidades do AW159.

Os quatro helicópteros de combate AW159 Wildcat serão implantados depois de passar por uma série de testes de seus sistemas funções, de acordo com uma informação da marinha. Seul espera receber mais quatro unidades dos Wildcats até o final deste ano.

Um dos quatro helicópteros já em solo sul-coreano. (Foto: Yonhap News)
Um dos quatro helicópteros já em solo sul-coreano. (Foto: Yonhap News)

O helicóptero, equipado com um radar de varredura eletrônica de matriz ativa (AESA), é capaz de voar por mais de três horas com seus sistemas de sonar. Ele pode permanecer no ar por mais de duas horas com um sonar e um torpedo.

Em 2013, a marinha sul-coreana escolheu o helicóptero Wildcat, numa concorrência com o helicóptero MH-60R Seahawk da fabricante norte americana Sikorsky Aircraft, como seu novo helicóptero marítimo multi-missão.

Mas a introdução dos helicópteros havia sido adiada já que vários oficiais militares estavam envolvidos em um escândalo de suborno.

Fonte: Yonhap News Agency – Edição: Cavok

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Nunca simpatizei com essa família de helicópteros, tanto o lynx antigo quanto o superlynx e agora o wildcat, todos sofrem da falta de um míssil ASUW realmente eficaz, no caso dos sul coreanos o objetivo é claramente missões ASW, acho que apenas isso pode justificar a derrota do Seahawk.

Comments are closed.