NH-90 versão naval
NH-90 versão naval

As primeiras entregas devem começar na metade do ano que vem.

A Marinha Italiana (MMI) aceitou receber gradualmente os helicópteros NH-90, na versão naval NFH, construído pela NH Industries (NHI), conforme reportado pelo Almirante Paolo Treu, chefe da força aérea da Marinha italiana. O 5º grupo de helicópteros de Luni (La Spezia) irá receber as primeiras entregas desse modelo, que irão substituir os Agusta-Bell AB-212.

A marinha planeja receber o primeiro de quatro aeronaves NFH no mês de junho de 2010, com os remanescentes sendo entregues em 2011.

No contrato assinado pela MMI serão recebidos 46 NH-90 NFH, mais 10 versões de transporte tático naval. Já neste mês o primeiro grupo de pilotos e encarregados de manutenção serão treinados graças a uma cooperação com a parceira italiana NHI, divisão da AgustaWestland.

A força aérea da Marinha Italiana atualmente opera os helicópteros Agusta-Bell AB-212, Ehi EH-101 e Agusta-Sikorsky SH-3D Sea King, e os aviões BR-1150 Atlantic, AV-8B Plus Harrier II e Piaggio P-180 Maritime.

O NH-90 tem um comprimento de 19,6 metros com um diâmetro do rotor de 16,3 metros. O peso máximo de decolagem é de 9.600 kg e pode alcançar uma velocidade máxima de 259 km/h. O NFH será equipado para missões dia&noite, sob condições de tempo ruim e em operações sob forte balanço do navio onde está operando.

Fonte: MMI

Anúncios