Os dois helicópteros AW159 Wildcat da Marinha das Filipinas durante voo de testes na sede da Leonardo UK, em Yeovil. (Foto: Westleigh Bushnell / Spotter Magazine)

A Marinha das Filipinas recebeu no dia 6 de maio de 2019 seus dois helicópteros AW159 Wildcat, avaliados em 104 milhões de dólares. Pela primeira vez a marinha do país terá capacidade de “detectar e atacar” submarinos.

O vice-almirante-chefe da Marinha, Robert Empedrad, disse que os helicópteros anti-submarino AW159 Wildcat, adquiridos da unidade da fabricante Leonardo no Reino Unido, podem “localizar submarinos que passam no mar próximo da costa”.

“Eles podem detectar e destruir submarinos porque eles estão armados com torpedos. Eles não são apenas projetados para detecção, eles também podem destruir submarinos”, disse ele.

Ele, no entanto, acrescentou que a Marinha precisa de mais ativos anti-submarinos para proteger o vasto território marítimo do país.

“Eles são apenas dois, então o que eles conseguirão realizar será limitado. Temos um vasto mar. Mas pelo menos já começamos (aquisição de ativos anti-submarinos) … Não tínhamos esta capacidade antes”, disse ele.

Empedrad disse que a Marinha está planejando instalar alguns de seus navios com capacidade anti-submarina.

Os AW159s serão inicialmente embarcados em dois dos três navios da classe Del Pilar da Marinha, mas serão eventualmente designados com duas novas fragatas que deverão ser entregues pela Hyundai Heavy Industries em 2020 e 2021.

Os AW159 também podem ser armados com foguetes, metralhadoras, mísseis, torpedos e cargas de profundidade e têm um alcance de 483 milhas.

Empedrad disse que os helicópteros passarão por procedimentos alfandegários e inspeção pelo Comitê de Inspeção Técnica e Aceitação antes de serem formalmente aceitos pela Marinha.

Uma vez formalmente aceitos, as aeronaves estarão entre os ativos recém-adquiridos que serão apresentados durante o 121º aniversário da fundação da Marinha em Cavite no final deste mês.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Espero que a MB um dia evolua dos Super Lynx Modernizados para os Wildcats novos. Seria o ideal.

Comments are closed.