Recebimento da aeronave modernizada AF-1C no Esquadrão VF-1. (Foto: Marinha do Brasil)

No dia 23 de abril, em Gavião Peixoto (SP), após a conclusão dos voos de ensaio pela Embraer, foi realizado o recebimento da aeronave modernizada AF-1C pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A.

Dentre os diversos sistemas modernizados, podemos citar: o sistema de geração de energia elétrica, a instalação de um radar multimodo, a mudança na concepção da aeronave para glass cockpit e a instalação de um novo sistema de gerenciamento de armas. Cabe ressaltar que o software de missão (OFP) foi inteiramente desenvolvido pela Embraer.

A aeronave de numeral N-1022 contribuirá para o incremento do treinamento e da qualificação operativa dos pilotos do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), uma vez que esta é a primeira aeronave bipilotada modernizada entregue. Além disso, o “Falcão 1022” poderá participar das diversas tarefas operativas do Esquadrão, contribuindo para a Defesa Aeroespacial e proteção das Forças Navais.

Anúncios

9 COMENTÁRIOS

  1. Esta é a terceira entregue ? Serão 12 no total ? Somente uma foi perdida ? Uma vez modernizada ela consegue disparar algum míssil anti navio?

    • Salvo melhor juízo serão 7 modernizados.
      Me parece uma boa opção, principalmente no contexto da América do Sul.
      O único detalhe a ser melhorado seria integrar algum tipo de míssil anti-navio, o que parece que não vai acontecer.

  2. Mesmo que os rumores de reativação do São Paulo não se concretizem, acho que o principal valor agregado é para a Embraer.

  3. Verba gasta a toa que o HMS Ocean não comporta pouso de Skyhawak. Deviam parar esse programa e concentrar a compra de helicoptéros até de ataque para o CFN. Quando o contrato foi assinado ainda tinha o NAe São Paulo que só serve de sucata.

  4. Sinceramente, a única vantagem é o treinamento operacional dos pilotos e ensaio de tecnologia embarcada, de resto, temos sorte de nossos vizinhos serem até piores pq voar uma aeronave que em 1970 já estava obsoleta é até brincadeira…. Melhor seria ter ao menos tentado desenvolver um AMX naval.

  5. A MB deveria encomendar

    12 aeronaves de patrulha naval com plataforma do E-195
    12 aeronaves F-39 com mísseis anti navio
    2 kc-390 para reabastecimento no ar

    Teríamos uma força de respeito caso alguma marinha do mundo(menos EUA é claro) tente se invocar por nossas bandas.

    • Gostei da tua colocação, assino embaixo. Mas pra mim esses Skyhawks modernizados vão servir de ponte para uma futura aeronave no que tange habituar-se com um cockpit moderno. Será mais fácil converter os pilotos da Marinha de um Skyhawk modernizado para um Gripen, do que do antigo Skyhawk analógico para o Gripen.

      E espero mesmo que a MB compre o Gripen também, não na versão naval, porque um PA a curto e médio prazo não será realidade.

Comments are closed.