Marinha do México agora conta com 10 helicópteros AS565 MBe Panther. (Foto: Airbus)

A Marinha do México recebeu os dois últimos helicópteros AS565 MBe Panther durante uma cerimônia de entrega na Airbus Helicopters em Marignane, França. Com a encomenda de dez unidades em 2014, a Marinha mexicana tornou-se a cliente de lançamento desta nova versão.

Os primeiros quatro helicópteros foram entregues em 2016 e os seis restantes no decorrer de 2017.

Estacionados em três bases navais nos estados mexicanos de Veracruz, Sonora e Michoacan, os helicópteros realizam uma média de 300 horas de voo para missões de reconhecimento, patrulhamento e voos de treinamento.

“A chegada do MBe Panther aumentou as capacidades operacionais da Aviação da Marinha Mexicana”, explicou o Almirante José Maria Garcia Macedo, Diretora Geral da Aviação Naval da Marinha do México. “É um helicóptero moderno e de múltiplas missões que podemos usar em ambientes marítimos e terrestres para uma ampla gama de missões, incluindo SAR marítimo, alívio de desastres, operações de carga externa e até ambulância aérea”.

Para realizar essa gama de missões, o MBe Panther faz uso de equipamentos avançados de missão que incluem um gancho de carga, um guincho de resgate, um visor frontal infravermelho (FLIR) para missões de resgate noturno e um total de quatro macas para evacuação médica.

“Gostaria de agradecer à Marinha mexicana por sua confiança em nossos helicópteros”, disse Mesrob Karalekian, vice-presidente da Airbus Helicopters para a América Latina. “Para ajudar a garantir o sucesso de suas missões críticas, disponibilizamos uma equipe de suporte técnico e logístico a todos os dias em Veracruz. Cerca de 30 pilotos também foram treinados, muitos deles recebendo treinamento específico em óculos de visão SAR e visão noturna (NVG)”.

O AS565 MBe combina tecnologias novas e comprovadas para oferecer mais valor aos operadores. Está equipado com dois motores Safran Arriel 2N, que melhoram o seu desempenho em condições quentes e elevadas e permitem alcançar uma velocidade máxima de 278 km/h e um alcance de 780 quilômetros. Possui também uma nova caixa de câmbio principal, um rotor de cauda de última geração e um piloto automático de 4 eixos que reduz a carga de trabalho da tripulação  e torna as missões mais exigentes, como SAR, mais fáceis de realizar. Mais poderoso e eficiente, o AS565 MBe também é mais seguro, mais econômico e mais fácil de operar.

SEM COMENTÁRIOS