Os Blue Angels receberão um C-130J Super Hercules usado da RAF para substituir seu C-130T “Fat Albert”que foi retirado de serviço em maior de 2019.

Os Blue Angels confirmaram hoje que fecharam o contrato para aquisição de um substituto Hercules “Fat Albert” para ser usado como aeronave de apoio nas suas missões.

A Marinha dos EUA informou nesta segunda-feira (24/06) que concedeu um contrato de US$ 29,7 milhões para o Ministério de Defesa do Reino Unido para aquisição de um C-130J Super Hercules que era da Real Força Aérea Britânica (RAF).

No comunicado à imprensa, o NAVAIR (Comando de Sistema de Aviação Naval da Marinha dos EUA), em Patuxent River, Maryland, disse que a compra da aeronave britânica usada para substituir o atual C-130T “Fat Albert” dos Blue Angels teria um valor cerca de US$ 50 milhões abaixo do custo de uma nova aeronave do mesmo tipo.

A compra ja vinha sendo estudada e negociada desde março de 2018,

“Esta é uma vitória para a Marinha dos EUA e para o Ministério da Defesa do Reino Unido”, disse o capitão Steven Nassau, do Comando de Sistemas de Aviação Naval, em um comunicado à imprensa. “Assim como a Marinha reconheceu a necessidade iminente de substituir a aeronave Fat Albert, o Ministério de Defesa do Reino Unido conseguiu revender o C-130J, permitindo adquirir uma aeronave de substituição adequada com uma grande economia de custos”.

A aeronave será entregue aos Blue Angels no segundo trimestre de 2020.

A equipe de demonstração da Marinha dos EUA, os Blue Angels, anunciou no final de maio que o C-130T “Fat Albert”, que voou com a equipe por 17 anos, havia chegado ao fim de sua vida útil depois de acumular mais de 30.000 horas de voo.

O Fat Albert é conhecido por suas manobras de alta velocidade e baixa altitude que imitam o que os pilotos de aviões precisam fazer em algumas situações de combate.

Anúncios