A linha de produção do MQ-8C Fire Scout na unidade da Bell Helicopter em Ozark, Alabama. (Foto: Bell Helicopter)
A linha de produção do MQ-8C Fire Scout na unidade da Bell Helicopter em Ozark, Alabama. (Foto: Bell Helicopter)

A Northrop Grumman assinou um contrato para construir 10 novos helicópteros não tripulados MQ-8C Fire Scout para a Marinha dos EUA (U.S. Navy), oferecendo aos comandantes marítimos a capacidade persistente, em tempo real, de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).

A fabricação adicional elevará o número total de veículos aéreos não tripulados MQ-8C Fire Scout para 29, ampliando o leque de opções nas missões de resistência nas operações navais.

“O MQ-8C está cumprindo todos os seus objetivos de desempenho, e o sistema está proporcionando uma maior capacidade bélica naval”, disse o capitão Jeff Dodge, gerente do programa Fire Scout junto ao Comando de Sistemas Aéreos da Marinha. “Nós estamos olhando para a frente para ampliar os testes operacionais do MQ-8C e implantar ele como parte de pacotes de missão de guerra de superfície.”

A fuselagem do MQ-8C Fire Scout é baseada no confiável modelo comercial Bell 407, um helicóptero maduro, com mais de 1.600 células produzidas e mais de 4,4 milhão de horas voadas. As modificações nas células do MQ-8C são realizadas na instalação da Bell Helicopter em Ozark, Alabama, enquanto a montagem final é realizada em Moss Point, Mississipi.

“Em parceria com a Marinha dos EUA, que está dedicada em colocar a aeronave em campo, a plataforma ISR estado-da-arte baseada em navios, está no âmbito de uma estratégia que fornece aos combatentes uma capacidade ímpar de ISR”, disse Leslie Smith, vice-presidente de sistemas autônomos táticos da Northrop Grumman Aerospace Systems. “Estamos satisfeitos em apoiar a Marinha com os MQ-8C Fire Scouts adicionais, apoiando o domínio marítimo através desta aquisição. Nossa equipe vai se esforçar para superar as expectativas em acessibilidade, qualidade e entrega no prazo.”

O Fire Scout tem a plataforma baseada no helicóptero civil Bell 407.
O Fire Scout tem a plataforma baseada no helicóptero civil Bell 407.

O MQ-8C Fire Scout completou sua avaliação operacional, um programa de desenvolvimento de teste de voo e agora se prepara para atingir a “Milestone C”, quando é autorizada a produção em série em baixa escala. O MQ-8C Fire Scout já acumulou mais de 730 horas de voo e voou 353 missões.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS