O jato AF-1 (N-1004) após chegar na Embraer em Gavião Peixoto.

No dia 28 de março o caça AF-1 (N-1004) pousou na Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto, para ser modernizado. O voo foi realizado com o acompanhamento do caça modernizado AF-1B (N-1008).

O caça, uma versão monoplace, será a última a ser modernizada, tendo sua entrega prevista para novembro de 2020, quando então, o Esquadrão VF-1 terá 6 caças modernizados (4 monoplaces e 2 biplaces).

As novas aeronaves modernizadas, propiciam aos pilotos da Marinha, ter uma maior consciência situacional e familiaridade com a operação de sistemas de uma aeronave moderna, condição imprescindível no cenário de combate atual.


Fonte: DAerM

Anúncios

8 COMENTÁRIOS

  1. E vamos gastar dinheiro do contribuinte em porcarias, videogames com asas pra oficial da Marinha brincar de aviação naval. Claro que as empresas envolvidas agradecem. O que um equipamento desses pode fazer hoje em dia?

    • É útil, mas do ponto de vista operacional, de ganho militar, é pouco justificável.
      Qual o ganho propriamente dito da marinha operar 6 aviões AF1? Não tem porta aviões, não espera um tão cedo, o avião em si está no limite da sua estrutura no tocante ao desenvolvimento/actualização de capacidades…. Enfim…. Alguns dizem que é para manter doutrina, eu digo que é uma estupidez.
      Não seria mais bem pensado, alocar este investimento na modernização de mais aviões AMX da Força Aérea? Qual a razão para estar a alimentar este fascínio de uma Marinha em ter aviões? Quando sofre, crónicamente, de falta de meios "básicos" para o cumprimento da sua função?
      Uma mixordia. Um país cheio de prioridades, mas com gestores com a intelectualidade de adolescentes de 14 anos, sem querer ofender os jovens, tenho a certeza que fariam melhor. ?

      • Com esse dinheiro podiam comprar um bom numero de T29 para os fuzileiros ou para esse esq.

    • Quatro A4 (creio que os biplace não entra em combate) não toma sequer uma praia tomada pelo inimigo…
      As vezes eu penso se tem gente no comando que vê isso, se tem não consegue chegar no topo da pirâmide.

  2. Seis A4 não cria doutrina nem aqui nem lugar algum, só serve para os filhos da elite de farda brincarem de voar com nosso dinheiro…

  3. A impressão que tenho é que o pessoal das três forças não tem nenhum controle de como gastar seus recursos. Se querem manter doutrina, que mantenha, com A-29 ou mandem os caras pra treinar fora do país. Desclpem mas A-4 por melhor que for o retrofit, não se torna Super Hornet, ou Rafale. Desculpe, isso ai é pegar o dinheiro do contribuinte e jogas no lixo, um me engana que gosto sem limite. Nos tempos atuais de uma dezena de milhões de desempregados, reforma da previdência e vem essa turma brincar de Top Gun. Pra que meu Deus? Pra falar que opera asas fixas na Marinha. Já passou da hora de uma reforma estrutural nas três forças.

  4. Deveria ter investigações e prender os responsáveis por esse tipo de atitude, a MB é de longe o pior ramo da FA, uma atitude pior que a outra. Se colocar uma criança no comando, tem um desemprenho menos desastroso.

  5. Isso é um desperdiço do meu imposto sem ter um NAe para esses caças pousarem. É só para manter o prestigio da avalição naval em videoclipe. Verba seria melhor gasta comprando novos helicópteros navais para substituir os velhos Lynx recauchutados para o BR Atlântico.

Comments are closed.