UH-15 abastece o Bambi Bucket para apagar foco de incêndio em Altamira-PA.

O helicóptero UH-15 Super Cougar está sendo empregado na “Operação Verde Brasil” para combater focos de incêndio no município de Altamira, Pará, no norte do país.

A aeronave realizou dois voos de reconhecimento na área e localizou focos de incêndio no dia 28 de agosto. Ela está equipada com o Bambi Bucket, (tipo de bolsa localizada na parte externa da aeronave) e que possui capacidade de transportar até dois mil litros de água para cada acionamento do equipamento. Neste foco de incêndio, foram utilizados aproximadamente oito mil litros de água para neutralizar as chamas.

UH-15 aciona o Bambi Bucket para neutralizar as chamas em Altamira-PA.

No mesmo dia, a UH-15 realizou sobrevoo com militares da Marinha do Brasil, representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ibama, Exército Brasileiro e da Força Nacional, nas áreas indígenas de Trincheira e Bacajá. O objetivo foi a identificação de atividades ambientais ilegais.

A Força Naval Componente, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), empregou também o UH-15 nos dias 26 e 27 de agosto, com o objetivo de prestar apoio logístico no combate aos delitos ambientais, com ênfase nos focos de calor e incêndio no Pará e na região da Amazônia.

UH-15 Super Cougar e militares no 51º Batalhão
de Infantaria de Selva em Altamira.

A aeronave possui capacidade para transportar até 22 pessoas e está pronta para realizar busca e salvamento.

No contexto da “Operação Verde Brasil”, a aeronave UH-15 realizou voos de reconhecimento aeromóvel com militares da Marinha do Brasil, do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, da Força Nacional de Segurança Pública e do Corpo de Bombeiro Militar nas regiões de Altamira, Brasil Novo e Terra do Meio a fim de levantar focos de incêndio e outros crimes ambientais.

Anúncios