A Marinha Francesa retirará de operação todos seus helicópteros Westland Lynx Mk 4.

A Marinha Francesa vai aposentar seus helicópteros Westland Lynx Mk4 (FN) remanescentes em 2020, dois anos antes do previsto anteriormente.

Um total de oito helicópteros Lynx Mk4 (FN) permanecem na força da Flotille 34F em Lanvéoc-Poulmic. Destes, todos, exceto um, passaram por um programa de atualização limitado para introduzir melhor conectividade e permitir operação irrestrita em todo o espaço aéreo.

O Lynx Mk4 (FN) estava planejado para se aposentar em 2022, mas com os custos de suporte subindo, a decisão agora é tomada para antecipar a data de expiração do serviço em dois anos como uma medida de economia. Nenhuma data firme foi anunciada ainda, mas sabe-se que o tipo será retirado em meados de 2020, momento em que a Flottille 34F será temporariamente desativada.

Helicóptero Lynx da Flottille 34F voam em formação.

A aposentadoria antecipada do Lynx deixará uma lacuna de capacidade, já que o tipo equipado com o sonar de mergulho ativo DUAV-4 constitui o principal helicóptero antissubmarino a bordo das duas últimas fragatas F70 da Marinha francesa, La Motte-Picquet (D645) e Latouche-Tréville (D646). Estes navios, ambos baseados em Brest, são incapazes de acomodar o maior e mais pesado NH Industries NH90 Caïman.

De acordo com os planos atuais, a La Motte-Picquet deverá ser desativada em 2020, com a Latouche-Tréville prevista para ser retirada de operação dois anos depois. A decisão de antecipar a data de inatividade do Lynx significa que a Latouche-Tréville terá que operar com outro tipo de helicóptero a partir de meados de 2020 – provavelmente o AS565 Panther – mas este paliativo não será equipado com um sonar de imersão.

Prevê-se atualmente que a Flottille 34F será recomissionada em curto prazo para operar uma frota de helicópteros Dauphin N3/N3+ de propriedade civil, mas registrados militarmente, que serão alugados para substituir os Alouette III.


Fonte: Jane’s

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Contrataram algum inglês para planejar essa aposentadoria sem substituto imediato? Parece aquelas coisas amadoras, decididas por políticos, que só prejudicam a RAF/RN…

    • Os helicópteros são ingleses, talvez explique o destino deles…?‍??

  2. Será uma oportunidade para países aliados que busquem helicópteros navais usados. Dá até pra vender o pacote de modernização e armamento junto!

Comments are closed.