O primeiro Rafale F3-R entregue para Marinha Francesa.

A Marinha Francesa recebeu no final de 2018 o seu primeiro caça embarcado Rafale Marine na versão F3-R.

O primeiro voo foi realizado a partir da Estação Naval de Landivisiau, no dia em 17 de dezembro de 2018, às 16h15. Inicialmente, a aeronave será operada pela CEPA/10S, que realizará vários testes e permitirá que a ala de aviação naval declare o comissionamento operacional da versão F3-R. A aeronave fará parte da Flotilla 11F, a primeira unidade a ser armada com este padrão de aeronave, informou a Marinha Francesa em um comunicado na quarta-feira.

O novo modelo F3-R está integrado com o míssil de longo alcance Meteor e a nova geração de pods designadores Talios. Outros desenvolvimentos incluem a instalação de um Sistema Automático de Prevenção de Colisão no Solo (AGCAS) e várias melhorias no radar RBE2, no sistema de guerra eletrônica Spectra, no pod Reco NG e no sistema de navegação inercial, de acordo com a declaração.

Com o padrão F3-R, o Rafale Marine também será equipado com um pod de reabastecimento em voo de última geração, e a aeronave será capaz de usar a versão guiada a laser do AASM (Armamento Modular Ar-Solo).

4 COMENTÁRIOS

  1. Meu sonho de consumo é que o VF1 opere o super tucano, caso contrário que feche as portas e economize nosso dinheiro.

    • e temos que economizar para sobrar mais para nosso dignicimos representantes
      para que te capacidade dissuasorio nao tem nada que preste neste litoral

  2. Marinha ganha nova versão do Rafale com capacidade melhorada de armamento e aviônicos. Projeto novo stealth não tem. Rafale não sobrevive ao sistema defesa russos

Comments are closed.