O primeiro Rafale F3-R entregue para Marinha Francesa.

A Marinha Francesa recebeu no final de 2018 o seu primeiro caça embarcado Rafale Marine na versão F3-R.

O primeiro voo foi realizado a partir da Estação Naval de Landivisiau, no dia em 17 de dezembro de 2018, às 16h15. Inicialmente, a aeronave será operada pela CEPA/10S, que realizará vários testes e permitirá que a ala de aviação naval declare o comissionamento operacional da versão F3-R. A aeronave fará parte da Flotilla 11F, a primeira unidade a ser armada com este padrão de aeronave, informou a Marinha Francesa em um comunicado na quarta-feira.

O novo modelo F3-R está integrado com o míssil de longo alcance Meteor e a nova geração de pods designadores Talios. Outros desenvolvimentos incluem a instalação de um Sistema Automático de Prevenção de Colisão no Solo (AGCAS) e várias melhorias no radar RBE2, no sistema de guerra eletrônica Spectra, no pod Reco NG e no sistema de navegação inercial, de acordo com a declaração.

Com o padrão F3-R, o Rafale Marine também será equipado com um pod de reabastecimento em voo de última geração, e a aeronave será capaz de usar a versão guiada a laser do AASM (Armamento Modular Ar-Solo).

4 COMENTÁRIOS