Helicópteros H160 da Airbus serão usados interinamente para missões SAR com a Marinha Francesa.

A Direção Geral de Armamento da França (DGA) fornecerá quatro helicópteros Airbus H160 à Marinha Francesa para missões de busca e salvamento por meio de uma parceria entre a Airbus Helicopters, Babcock e Safran Helicopter Engines.

A Marinha Francesa começará a operar esses helicópteros em 2022 por um período de dez anos. Essa frota interina de H160s permitirá à Marinha Francesa garantir a continuidade dessas missões críticas à medida que o Alouette III se aposenta do serviço e aguarda as entregas da Guépard.

A Airbus Helicopters e seus parceiros também serão responsáveis ??por apoiar a frota com um alto nível de disponibilidade e compromissos de desempenho. Além disso, o feedback operacional da Marinha Francesa será monitorado para beneficiar o design da versão militar do H160 e seu sistema de suporte.

A Marinha Francesa receberá posteriormente o novo H160M Guépard.

“Estamos orgulhosos de que a Marinha Francesa esteja operando o H160 para suas missões de busca e resgate. Temos certeza de que o aprimoramento da consciência situacional, o aumento da assistência ao piloto e a visibilidade que o H160 fornece serão um trunfo valioso para suas missões críticas e exigentes”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Nossa parceria industrial com a Babcock e a Safran Helicopter Engines nos permitirá garantir o mais alto nível de disponibilidade para a Marinha Francesa, e estamos honrados por termos sido encarregados dessa missão”.

O H160, como um helicóptero bimotor médio de última geração, acionado por motores Arrano, foi projetado para ser um helicóptero modular, a fim de abordar missões que variam de transporte marítimo, aviação privada e comercial, serviços médicos de emergência e serviços públicos. Sua entrada em serviço está prevista para o final de 2020.

As primeiras entregas da versão militar igualmente modular, o H160M, ou Guépard, como é conhecido nas Forças Armadas francesas, estão planejadas para 2026. No total, 169 H160Ms estão previstos no quadro do programa Joint Light Helicopter (Hélicoptère Interarmées Léger: HIL) para substituir cinco tipos de helicópteros em serviço nas forças armadas francesas.

Anúncios