Memphis Belle_capaO Memphis Belle é o mais famoso bombardeiro da Segunda Guerra Mundial e que ficou mundialmente conhecido graças ao filme de Hollywood com o mesmo nome em 1990.

Memphis BelleMas ao contrário do que sugere o filme, o Memphis Belle não foi o primeiro bombardeiro B-17 a voar 25 missões de bombardeio e voltar em segurança para a base.

Acontece que  um acadêmico da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU) em Daytona, Florida, EUA, revelou que foi o B-24 nomeado de Hot Stuff o primeiro bombardeiro a completar 25 missões.

William Waldock é professor na ERAU e ele diz que o Hot Stuff voou sua ultima missão em 25 em fevereiro de 1943, três meses antes de o Memphis Belle completar suas 25 missões. Na verdade, acredita-se que o Memphis Belle foi o terceiro bombardeiro a atingir a marca de 25 completas e bem sucedidas.

O B-24 Hot Stuff acabou caindo na Islândia, sob o comando do capitão Robert Shannon, em maio do mesmo ano. Por alguma ironia do destino, o avião caiu enquanto voltava para os EUA. O acidente foi atribuído as más condições meteorológicas.

Memphis Belle sobrevoando a Inglaterra
Memphis Belle sobrevoando a Inglaterra

O professor Waldock é um investigador de acidentes aéreos e empreendeu muitas escavações arqueológicas relacionadas com a aviação. Ao longo dos anos ele vem estudando a história por trás da atividade do avião bombardeiro durante a guerra. Ser o primeiro a completar 25 missões era importante porque uma vez concluída, o avião e sua tripulação poderia voltar para casa. O Departamento de Guerra dos Estados Unidos usaria-os em atividades de relações públicas.

Memphis Belle #2 Memphis Belle #1Acredita-se que o segundo bombardeiro a ter completado 25 missões foi o Hells Angels, mas por ter um nome nada “esteticamente agradável”, deixou de ser promovido pelo Departamento de Guerra, já o Memphis Belle caiu no gosto do Departamento, pois se dizia que ele tinha a “cara dos bombardeiros” durante a guerra.

Waldock explica que por causa da queda do Hot Stuff, que nunca chegou em casa, ele não se tornou tão conhecido como o Memphis Belle.

Memphis Belle_Hells Angels
Hells Angels, o segundo B-17 a completar as 25 missões. Por causa do seu nome, não foi promovido pelo Departamento de Guerra dos EUA
Memphis Belle_tour
O Memphis Belle durante tour pelos EUA

A base aérea de Andrews recebeu o nome do tenente-general Frank Andrews, piloto do Hot Stuff naquele fatídico dia.

FONTE: War History – Edição: CAVOK

IMAGEM de capa: Durante as filmagens, o B-17 “Sally B” foi usado para interpretar o Memphis Belle.

IMAGENS: Pinterest

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Particularmente, sou um fão do filme de 1990… Provavelmente o melhor a falar do assunto…

    Curioso que a história da ultima missão do 'Memphis' não foi tão melodramática como no filme.

    Tem esse documentário sobre o bombardeio da Alemanha. Bastante resumido e conta a história do 'Belle' em paralelo ( https://www.youtube.com/watch?v=c3ufAmSJzqw ).

    • Também sou fã do filme, RR… deu até vontade de assistir novamente…
      😉

  2. Adorei esse filme! E tb aquele red tails, mas um antigo, não esse último que fizeram.
    Falando nisso, baixei um filme que acho que fala de um piloto de Corsair que saiu ano passado… Acho que vou assistir hoje!

Comments are closed.