Alemanha poderia adquirir unidades do cargueiro brasileiro KC-390.
Alemanha poderia adquirir unidades do cargueiro brasileiro KC-390. (Foto: Embraer)

No dia 24 de Novembro o Ministério de Finanças alemão questionou em uma carta o plano do Ministério da Defesa de adquirir aviões de transporte dos EUA, propondo ao invés a aquisição do cargueiro brasileiro KC-390 fabricado pela Embraer.

A secretária de Estado no Ministério de Finanças alemão, Brigitte Zypries, disse aos legisladores em uma carta que ela havia feito a sugestão para seu colega no Ministério da Defesa após uma visita à uma instalação da Embraer no Brasil.

Zypries disse que a Embraer apresentou seu próprio avião de transporte KC-390 como uma alternativa “muito convincente” à aquisição de aviões de transporte Lockheed Martin C-130J propostos pela ministra da Defesa Ursula von der Leyen.

Von der Leyen disse no mês passado que a Alemanha estava buscando adquirir 4 ou 6 dos aviões da Lockheed e operá-los em conjunto com a França, como complemento da frota Airbus A400M.

Não ficou imediatamente claro se a sugestão levaria a uma revisão pelo Ministério da Defesa, que destacou os benefícios de compartilhar uma frota de aviões de transporte com a França como parte de um impulso mais amplo para aumentar a cooperação de defesa europeia. Um porta-voz do Ministério da Defesa confirmou que recebeu a carta, mas se recusou a comentar o assunto.

KC-390 em voo no interior de São Paulo, Foto – Sgt Batista, Força Aérea Brasileira (2)

A Lockheed disse que permanece pronta para trabalhar com a Alemanha, podendo suprir suas necessidades do transporte aéreo. Na carta, Zypries disse que as empresas alemãs se beneficiariam mais de uma compra brasileira, citando a fabricante de armas Rheinmetall AG como exemplo.

Os militares alemães inicialmente planejavam comprar apenas os cargueiros multimissão Airbus A400M para substituir sua frota de aviões C-160 Transall, que deve ser aposentada em 2021, mas recentemente mudou de ideia e decidiu comprar alguns aviões menores para tarefas diferentes.

Ainda não está claro quando a Alemanha poderia assinar um contrato para os aviões de transporte militares adicionais.

Fonte: Reuters

Anúncios

23 COMENTÁRIOS

  1. Seria fantástico ter um 1º cliente como a Alemanha… Vamos aguardar, e torcer 🙂

    []'s

  2. Acho muito, muito difícil mas uma aquisição como essa muda a história da industria aeronautica brasileira

  3. Efeito Trumph, kkkk, o que mudou no mundo desde que a América Latina iniciou o período esquerdista vai mudar agora numa temporada única com o Trumph na presidência, as coisas estão se acelerando para fortes mudanças mundiais, só espero que não tenhamos conflitos que nos envolva, a Embraer deve aproveitar as oportunidades que vão surgir e não vai ser poucas.

    • Quem manda nos Estados Unidos são as leis e os protocolos.
      Em segundo lugar, o interesse financeiro das milhares de organizações globais que tem sede por lá.
      Trumph não tem muita brecha para dar uma de louco

      • É Antonio mas sabe como é né ele só quer fazer besteira e o pessoal que são parceiro dos EUA e precisam dele acabam se cansando e procuram outras parcerias para enquanto ele estiver na presidência e sem falar que ele parece criança só fala besteira e se numa dessas ele consegue fazer uma besteira mesmo, ou pior alguém resolve acabar com o incômodo que ele é, não se esqueça do presidente Kenedy.

        • Não sei de onde tirou tantos absurdos, à menos que tenha apenas lido os jornalecos nacionais e não ter assistido nenhum dos debates. Fora a super teoria da conspiração sobre Kennedy (um péssimo presidente dos EUA)

          • Leandro numa coisa você tem razão eu não assisti os debates porque tenho mais o que fazer por isso quando tinha um tempo li na internet as reportagens sobre os debates e trechos de conversa e realmente é um monte de absurdo mas não fui eu quem tirei de algum ligar e sim o Trumph que falou ou vai dizer que fui eu que disse que vai construir um muro na fronteira com o México e cobrar deles, rsrsrs, é meu amigo e sobre esta tal de teoria da conspiração gostaria que me explicasse um pouco sobre ela pois achei um absurdo maior ainda este papinho pois até onde todo mundo sabe o Kennedy foi assassinado e não teve morte natural a não ser que levar um tiro na cabeça seja considerado morte natural.
            Meu amigo este teu papinho me parece aqueles contos de papai noel, coelho da páscoa, Lula e Dilma inocente, o PT só tem políticos honestos e por ai vai.

  4. Não é porque eu sou brasileiro e fã do KC-390 não, mas acho que ele é o complemento perfeito para A-400M… Pelo fato de possuir motores conhecidos e simples, a manutenção fica mais fácil, pode-se alegar esta parte de propulsão para a iniciativa privada e dormir tranquilo, enquanto que no Atlas o buraco é mais embaixo dada a complexidade da coisa.

    O C-130 dispensa comentários mas ter dois tipos diferentes de quadrimotores turbo-hélices para manutenir deve ser osso…

  5. Seria espetacular se a Alemanha comprasse o KC 390, bem que o nosso governo poderia entrar no circuito e apoiar essa venda. No mais só interesse deles no avião mostra que essa aeronave foi uma aposta certa.

    • Com a Boeing associada à Embraer, até o Tio Sam compra o KC390.
      Basta monta-lo em solo americano e gerar postos de trabalho.

  6. este negocio com os german, 'e fora do acordo com a Boeig…agreement to jointly market and support the KC-390, Boeig -Embraer….a cia Americana diz,,,“A Boeing tem grande experiencia no mercado de transporte militar " military mobility market " , e o KC-390 " is the most effective aircraft in its category.”….The Embraer KC-390, na proxima fase , vai incrementar uma extensao de fuselagem de 04 metros , EMBKC390-1 E EMBKC390-2 tem a fuselagem com 33 mts de comprimento ,
    " the next phase fuselage lenght 37 mts…. which provides greater flexibility, enabling us to quickly respond to customers, as well as take advantage of capct…..and increase more beautiful layout vision"

  7. A boing anuncia em seu COMRP NEWS …"The Embraer KC-390 is , The Best, tactical transport aircraft designed to set new standards in its category while presenting the lowest life-cycle cost of the market. "

  8. O KC-390 veio pra isso, pra concorrer no mercado, com a vantagem de ser moderno, mais atualizado que seus concorrentes e mais, nosso país é um grande cliente militar da Alemanha, nossos Leopard são um exemplo, não há porque não ocorrer tal compra.

  9. Não esqueçam que a BOEING está em vias de fechar uma parceria com a EMBRAER, na parte de manutenção do KC. Indicando assim que, o KC realmente pode vir a ser um sucesso comercial. Não acho que seja por conta de politica esse parecer da Ministra. A americana Boeing pode se beneficiar das vendas do KC, favorecendo os EUA da mesma forma.

    • Boeing e Embraer já fecharam acordo de parceria global em suporte e vendas do KC390 em julho deste ano.

  10. sem financiamento dos EUA fica mais dificil a compra de equipamentos militares americano
    bom pra embraer se souber aproveitar

Comments are closed.