KC-390 Wagner
Ministro Jaques Wagner conhece cargueiro KC-390 (Foto: Tereza Sobreira / MD)

KC-390 é destaque da linha de produção da Embraer!

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, visitou nesta terça-feira (18) as instalações da Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto (SP). Na ocasião, Jaques Wagner conheceu as linhas de fabricação, produção, montagem e modernização das aeronaves militares brasileiras.

Um dos destaques apresentados pela Embraer foi o primeiro modelo pronto do KC-390, que voou em fevereiro de 2015, e cuja certificação será feita no primeiro semestre de 2017. O KC-390 é uma aeronave de transporte militar, preparada para realizar operação de evacuação, busca, resgate, combate a incêndio florestal. O cargueiro também pode ser usado para reabastecimento de helicópteros e caças de alto desempenho.

Aeronave de transporte militar KC-390, por ocasião do seu primeiro voo, realizado no dia 03.02.2015, na cidade de Gavião Peixoto, SP (Foto -  Embraer) (1)
Aeronave de transporte militar KC-390, por ocasião do seu primeiro voo, realizado no dia 03.02.2015, na cidade de Gavião Peixoto, SP (Foto: Embraer)

O modelo acomoda cargas de grandes dimensões com peso de até 23 toneladas em seu interior, como helicópteros, veículos e tropas. Também é equipado com sistema de autodefesa com proteção balística de áreas críticas, com capacidade de operação em pistas semipreparadas.

O ministro visitou o interior do cargueiro e constatou o alto nível tecnológico e de nacionalização dos sistemas embarcados na aeronave. “Conhecer de perto o KC-390 foi importante para comprovar seu uso flexível para realizar multimissões, estabelecendo novos padrões de capacidade e desempenho, o que eleva a eficiência de suas missões”, ressaltou.

Além desta aeronave, existem mais duas em estágio de produção. O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jack Schneider ressaltou a qualidade do KC-390, destacando que, no atual momento, vários potenciais clientes estrangeiros já se candidataram para a compra, somando mais de dez pedidos. “É uma aeronave necessária ao mercado com sucesso garantido”, afirmou Schneider.

O segundo protótipo do KC-390 deve ser apresentado em setembro ou outubro de 2015. (Foto: Sgt. Batista / Agência Força Aérea)
O segundo protótipo do KC-390 deve ser apresentado no segundo semestre de 2015 (Foto: Sgt. Batista / Agência Força Aérea)

O ministro também visitou as aeronaves F-5 e AMX, da Força Aérea Brasileira (FAB), que passam por processo de modernização, além do modelo AF-1 da Marinha do Brasil. Visitou ainda a linha dos A-29, os Super Tucanos, fabricados para exportação.

Segundo Schneider, 234 aviões Super Tucanos já foram vendidos para diversos países, retratando o sucesso do modelo no mercado. O presidente também esclareceu que para receber o Gripen NG, a Embraer já realizou as obras de terraplanagem para construção do prédio que abrigará o Centro de Desenvolvimento Conjunto do projeto.

Durante a visita, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato, destacou a boa qualidade dos projetos da empresa. “O que surpreende toda vez que se visita a Embraer é o nível de tecnologia agregado aos diversos projetos. Além da alta qualificação dos recursos humanos da empresa, com mestres e doutores trabalhando nos projetos, a empresa emprega máquinas e equipamentos de última geração”, disse.

Após receber o ministro, o presidente Jack Schneider, fez uma apresentação dos projetos e dos novos desafios da empresa. Destacou a existência de 17 mil funcionários, sendo cinco mil engenheiros e 1.300 mestres, doutores, e com pós-graduação.

KC-390 Embraer
Aeronave de transporte militar KC-390, por ocasião do seu primeiro voo, realizado no dia 03.02.2015, na cidade de Gavião Peixoto, SP (Foto: Embraer)

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FONTE: Ministério da Defesa – EDIÇÃO: Cavok

IMAGEM DE ABERTURA: Retrata o evento

DEMAIS IMAGENS: Meramente ilustrativas

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8 COMENTÁRIOS

  1. Tinha um amigo que achava que quando o KC-390 fizesse o seu primeiro vôo a asa ia quebrar e o projeto ia ser cancelado! Kkkkkkk
    Sinceramente estou torcendo por esse avião!

    • Eu sempre fui um defensor ferrenho do KC-390, sempre achei que tinha potencial e continuo achando, ainda mais com as melhorias de projeto que ocorreram ao longo do tempo…

      Sobre esse pessoal do contra, é uma pena mesmo que ainda haja pessoas assim, porque criticar é uma coisa, mas parece que tem gente que literalmente torce contra rsrsrs… Falando desse seu amigo que achava que a asa ia quebrar… alguns dias antes do voo inaugural devido a toda aquela informação, eu sonhei que no 1° voo, o KC ia correr a pista toda e não ia conseguir decolar kkkk, até postei aqui no Cavok acrescentando que era pra ficarem muito otimistas pois meus sonhos costumam retratar totalmente o oposto da realidade kkkkkk.

      • Pois é Regi5…
        Eu também sou um defensor do KC-390, acredito ser uma grande oportunidade para embraer crescer!
        Abraços

  2. Eu não entendi muito o motivo dele ter ido até lá, estou achando que só queria mesmo dar um passeio e ser babado por um montão de gente, ele deveria estar em Brasília tentando arrecadar mais verbas, recursos e parceiros para tocar os projetos militares e tirar da fossa as forças armadas do nosso país.
    Mas analisando bem vemos que temos uma excelente mão de obra, dos 17 mil funcionários cinco mil são engenheiros sedo desses 1.300 mestres, doutores, e com pós-graduação, colocando em andamento projetos como a modernização das aeronaves F-5, AMX e AF-1, projetando o Kc-390 e a nova família de aeronaves regionais E-jet E2 e fabricando seus produtos de linha, sendo que tudo isso em volta de uma nação instável.
    Meus parabéns EMBRAER por conseguir ao mesmo assoviar e chupar cana!

  3. Bela jogada , estão promovendo bem esse ministro … o Siroco virou Bahia, o Kc vai virar Vatapá e o Gripen será o "Salvador "… rs rs rs .

  4. Não sabia que a EMBRAER tinha sido reistatizada não. Desde que o KC-390 mostrou potencial, sempre tem um politico envolta dele.
    É FODIA!Rs

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