Caças F-16C Block 52 da Força Aérea Grega.

A Lockheed Martin anunciou que vai iniciar na próxima semana a atualização de 85 caças gregos F-16 para o padrão Viper Block 70/72.

Fazendo o anúncio hoje durante uma conferência de imprensa em Thessaloniki estava o VP de Desenvolvimento de Negócios da Lockheed Martin na Europa, Dennys Plessas, que explicou o cronograma da atualização e disse que “uma grande parte da atualização ocorrerá na Grécia.”

Os primeiros dois anos serão gastos em engenharia para o protótipo e o registro dos sistemas. A instalação em caças gregos ocorrerá durante o terceiro ano do programa, e os pilotos da Força Aérea Helênica serão treinados no quarto ano. O treinamento está previsto para ser breve, como ele disse, por causa da experiência dos pilotos de caça gregos.

A atualização dos 85 aviões de guerra para o padrão Viper “fornecerá à Força Aérea Grega uma aeronave inteiramente nova, já que o único elemento que manteremos é a fuselagem”, disse Plessas.

Ele acrescentou que os F-16 e os F-22 e F-35 de quinta geração compartilham alguma tecnologia, incluindo os novos radares a serem instalados (modelo de varredura digital AESA APG83).

Entre outras questões, Plessas disse que 70% da última edição dos aviões de transporte Hercules, o modelo J, entregue pela Lockheed Martin à Austrália, “foi feita por mãos gregas”.


Fonte: Greek City Times

14 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Senhores, longe dos teclados mas todos os dias presente no CAVOK (ainda que tardio, parabéns aos editores pelas muitas reportagens em especial as "Históricas")

    Quanto ao tema do post, somente tenho a dizer duas coisas:

    * Vida longa ao Falcão.
    * Pena que não o adotamos lá no passado…

    CM

  2. Interessante que os gregos mesmo na época da crise brava e que ainda é sentida por lá, em nenhum momento eles abandonaram as forças, eles tem números e vetores respeitáveis!

    Interessante, o que os Gregos estão começando fazer esse ano é o que a fab começará a fazer quem sabe na década de 40 nos Gripens, e em 40 os F16 block70 gregos provavelmente estarão dando baixa…

  3. Bom dia Senhores, longe dos teclados mas todos os dias presente no CAVOK (ainda que tardio, parabéns aos editores pelas muitas reportagens em especial as "Históricas").

    Quanto ao tema do post tenho somente duas coisas a dizer:

    * Vida longa ao Falcão
    * Que pena que não adotamos esta excepcional aeronave lá no passado.

    CM