Pilotos da Força Aérea Libanesa serão treinados nos A-29 na Base Aérea de Moody, onde os pilotos afegãos são treinados. (Foto: Airman 1st Class Dillian Bamman / US Air Force)

Membros da Força Aérea dos EUA anunciaram hoje que a Base Aérea de Moody, na Georgia, receberá uma missão estadunidense para treinar pilotos da Força Aérea do Líbano e pessoal de manutenção nas aeronaves Embraer A-29 Super Tucano.

Este programa temporário ficará a cargo do 81º Esquadrão de Caça, um esquadrão de treinamento existente para avião de apoio aéreo leve A-29, e que treina atualmente o pessoal da Força Aérea do Afeganistão. Este programa assegurará que a Força Aérea do Líbano receba o apoio e o treinamento necessários para empregar de forma segura e efetiva as aeronaves A-29.

“O 81º Esquadrão de Caça permite que nossos parceiros internacionais trabalhem com os Estados Unidos para atingir objetivos estratégicos”, disse o tenente coronel Ryan Hill, Comandante do 81º Esquadrão de Caça. “A capacidade de apoio aéreo leve é ??fundamental para a Força Aérea do Líbano e, quando totalmente treinada, esses pilotos e mantenedores constituirão uma ferramenta eficaz para as Forças de Segurança Nacional libanesas combaterem o terrorismo”.

A formação no A-29 tem sido conduzida na Moody para a Força Aérea do Afeganistão desde 2014. A nova missão está prevista para levar mais 80 funcionários para a Moody, incluindo militares libaneses, civis e empreiteiros necessários para apoiar o treinamento em seis novas aeronaves. O compromisso inicial proposto para esta missão de formação projeta uma presença limitada na base até 2018.

As aeronaves adicionais A-29, adquiridas pelo governo libanês, voarão ao lado de aeronaves afegãs para totalizar 14 aviões de ambos os países durante o treinamento de pico em 2017. Segundo planos atuais, a aeronave pode chegar à Moody AFB no início de 2017 e os primeiros treinadores libaneses devem começar a treinar em fevereiro de 2017.

“O A-29 é um sistema relativamente complexo”, disse Hill. “O treinamento focalizado e dedicado do piloto e da manutenção é imperativo para assegurar o uso bem sucedido pelas forças que operam e que mantêm a aeronave. Ao receber treinamento nos Estados Unidos, esses alunos podem desenvolver habilidades críticas sem distrações ou tarefas fora do treinamento.”

O programa irá treinar um quadro inicial de pessoal libanês, incluindo 22 mantenedores e 12 pilotos, que se tornarão instrutores. Depois de retornar ao Líbano, eles vão, por sua vez, treinar pessoal adicional neste sistema de armas para conduzir operações de ataques ofensivos e defensivos e operações de reconhecimento e vigilância em todo o Líbano para combater o terrorismo.

Espelhando o treinamento afegão, os conselheiros da Força Aérea dos EUA fornecerão treinamento de voo aos pilotos estudantes. O treinamento de manutenção será conduzido pela Força Aérea dos EUA e pessoal de manutenção contratados, incluindo mantenedores de aeronaves, instrutores de manutenção e instrutores e operadores de equipamentos de treinamento em terra.

“A Moody AFB está novamente honrada por ter sido selecionada para sediar esta missão importante no começo do próximo ano”, disse o coronel Thomas Kunkel, comandante da 23ª Ala. “Estamos ansiosos para apoiar a missão de treinamento de voo nos A-29 libaneses e agradecemos o apoio da equipe Moody e das comunidades locais para abraçar nossas missões crescentes enquanto nós continuamos a reforçar nossas forças aéreas aliadas”.

Fonte: Air Combat Command

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Sim e como nós sabemos Supertucanos agora só os fabricado pela Sierra Nevada!

    • Esses são de um encomenda mais antiga, depois desses só Sierra Nevada.

      • A encomenda é anterior, mas as aeronaves estão sendo montadas no Brasil. Nada impede que futuras vendas sejam montadas aqui no Brasil também.

        As aeronaves montadas pela Sierra Nevada são as negociadas via Governo Americano, no programa de auxílio a nações que combatem terroristas. As que não são negociadas por esta via são produzidas por aqui.

  2. A Embraer ganha alguma coisa por esses A-29 construidos pela Sierra Nevada ??

Comments are closed.