Eugene completou 566 horas e 15 minutos no espaço, sendo que 73 horas foram na Lua.

O astronauta Eugene A. Cernan, nascido em 14 de março de 1934, morreu nesta segunda-feira (16). Ele foi o último homem a pisar na Lua.

O capitão Cernan foi um dos 14 astronautas selecionados pela agência espacial em 1963. Em 1966, subiu ao Espaço pela primeira vez a bordo da Gemini IX, comandada por Tom Stafford. Em 1969, eles voltariam a voar juntos na Apolo 10.

Cernan foi comandante da equipe reserva da Apollo 14. Em 1972, no seu terceiro voo espacial, foi a Lua a bordo da Apollo 17, marcando o fim das missões tripuladas dos Estados Unidos ao satélite da Terra.

Cernan se aposentou em 1976 após mais de 20 anos na Marinha dos Estados Unidos e também encerrou sua carreira na NASA.

Gene, como era conhecido, era casado com Jan Nanna Cernan. Deixou três filhas e um neto.

Ele morreu com 82 anos.


FONTE: G1; National Naval Aviation Museum; NASA

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito triste quando morre alguém que foi muito importante para a humanidade, no meu caso, fico mais ainda quando são astronautas, pois cresci me fascinando pelas suas carreiras e histórias. Para quem ainda não leu, vale muito apena ler a biografia do Eugene.

    • É isso aí, edbenetti! Acompanhei a trajetória destes verdadeiros Super Homens, desde os Sete Eleitos, os pioneiros do programa espacial norte americano Mercury. Eugene Cernan chegou junto com o segundo time, que trabalhou do programa Gemini, precursor do programa Apollo. Mais um Buzz Lightyear que nos deixa. E que Deus o conduza… ao infinito e além!!