O Constellation do Museu Asas de um Sonho.

No final de semana dos Dias das Mães, uma nova informação surgiu sobre o novo local do Museu Asas de um Sonho (Museu da TAM), que estava localizado em São Carlos. A nova localidade do museu será junto ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos, interior de São Paulo.

De acordo com postagem em primeira mão pelo blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, o anúncio foi feito no dia 12 de maio pelos idealizadores do novo projeto: João Francisco Amaro, presidente do museu, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, e o coronel Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer, e o Engenheiro Lilian Rady. O encontro dos idealizadores ocorreu no MAB, que fica localizado próximo da Embraer.

João Francisco Amaro, Wilian Rady e Ozires Silva, juntos no MAB. (Foto: NINJA Brasil)

Para simbolicamente marcar a reunião, os três idealizadores assinaram uma ata escrita a mão, confirmando o início do projeto.

Um projeto da prefeitura de São Paulo prevê a criação de um espaço para o museu no Aeroporto de Campo de Marte, mas o projeto não andou, embora o plano de abrigar um museu aeronáutico ainda permaneça.

Ata escrita a mão pelos idealizadores do projeto de transferência do museu para o MAB. (Foto: NINJA Brasil)

O museu está fechado desde o dia 2 de fevereiro de 2016. Até esta data, estava localizado em São Carlos, junto a base de manutenção da TAM. O fechamento do museu ocorreu devido ao baixo número de visitantes e também pelo fato da companhia aérea TAM deixar de investir no museu após a venda para companhia chilena LAN Chile.

Na época, um comunicado assinado pelo presidente do Museu, João Amaro, dizia: “O nosso sonho foi interrompido, mas não acabou! Trata-se de uma pausa para elaboração de um projeto mais amplo, de modernização, adaptação a novas tecnologias, abertura a parcerias e o ressurgimento em um novo local”

Agora o museu finalmente foi decidido que o museu será reaberto em uma cidade que representa muito para aviação brasileira, local onde está localizada a sede da Embraer, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde está situado o MAB; e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A cidade de São José dos Campos é batizada de Capital do Avião.

Acervo do Museu da TAM será possivelmente transferida para São José dos Campos.

O museu da TAM reúne cerca de 90 aeronaves de pequeno, médio e grande porte, sendo a maior aeronave um quadrimotor Constellation nas cores da extinta Panair do Brasil. Aeronaves militares únicas e em condições de voo ainda estão preservadas em São Carlos, e em breve serão transferidas para São José dos Campos.

Instalado numa área de 75 mil metros quadrados que preserva a fauna e a flora existentes no campus, o Memorial Aeroespacial Brasileiro abriga, além do salão de exposição, auditório com capacidade para 120 pessoas. Também estão disponíveis no local estacionamento e uma área para alimentação.

5 COMENTÁRIOS

  1. Uma pena não ter vindo para SP (capital), mas ainda assim é algo muito bom. É muito mais perto ir para SJC de São Paulo, do que ir para SC. Acho que vai atrair muito público… Aguardando ansiosamente o andamento do projeto.

  2. Legal, parabéns aos idealizadores da ideia mas… não acredito que vá rolar…
    Igual ao aeroporto de Guarujá.
    Quem sabe, no centenário do 1º vôo do 1º Grippen NG fabricado no Brasil…
    Nada contra à São Jose dos Campos, acessível, ótima opção, ainda mais se juntar o pequeno e valiosíssimo acervo do MAB mas a proposta do Campo de Marte era mais viável em termos de público.
    Uma pena que nada acontece e o tempo vai passando…
    Já tinha ido no Asas de um Sonho 2 vezes por oportunidade de ir a São Carlos e era um acervo, um local, maravilhoso, em todos os aspectos. Só que longe (até mesmo para quem mora em São Carlos).