F117-08[1]O site The Aviationist publicou imagens do que parece ser um F-117 em uso.

A notícia de que os F-117 estavam voando em algum lugar de Nevada já era conhecido nos fóruns de discussões. Ao que parece, essas fotos podem corroborar com a verdade.

As imagens foram tiradas em 30 de setembro, por volta das 11:00, a partir de Brainwash Butte. Embora muito distorcida pela alta temperatura e distância, elas mostram claramente um F-117 Nighthawk operarando. A aeronave supostamente voou nos dias 29 e 30 de setembro.

f117_with_drogue_chute

Apesar de alguns caças F-117 já terem voado algumas vezes após sua aposentadoria oficial, em 2008, estas são as primeiras imagens que provam que o avião furtivo, provavelmente dois deles, continuam a voar com a Força Aérea.

Por que alguns F-117 foram mantidos em condições de voo e ainda operar em segredo (embora durante o dia) mais de 6 anos após sua aposentadoria oficial?

f117_returning_to_barn-706x529

Existem várias possibilidades, entre elas, a mais plausível, é que a aeronave seja utilizada para testar alguma outra tecnologia: radar ou sistema de localização por infra vermelho, baterias de SAM (mísseis terra-ar), aviões de combate de 6ª geração, a próxima geração de plataformas AEW (Airborne Early Warning) ou UAVs (veículos aéreos não tripulados).

f117_on_ramp-706x529

Há alguém que especula que o avião pode ser, na verdade, “não tripulado” e usado como um capaz UCAV furtivo.

IMAGENS: lazygranch.com – Tradução e edição: CAVOK

NOTA DO EDITOR: Recentemente li um artigo relatando que os EUA estão desenvolvendo um radar capaz de detectar qualquer coisa que se mova. Quem sabe? É lógico supor que a nação mais desenvolvida na tecnologia stealth conheça muito mais sobre detecção de aeronaves furtivas do que de quem ainda está aprendendo a fazer.


Anúncios

27 COMENTÁRIOS

  1. Ele é brasileiro, bonito para ele é GOL, o resto é tudo sapo. Eu acho o F117 muito legal.

  2. e meio obvio que o F-117 foi retirado da linha de frente, mas ainda deve ser muito util como plataforma de testes e desenvolvimento de taticas de combate! além do que um aparelho caro como ele, dificilmente seria encostado em um hangar ou deixado no deserto!

Comments are closed.