A Endeavour, montada na parte superior do 747 de transporte da NASA, vai realizar seu último voo de translado no final do mês de setembro. (Foto: NASA)

O ônibus espacial Endeavour, montado sobre a modificada Shuttle Carrier Aircraft (SCA) 747 da NASA, fará o vôo de translado final da era do programa dos Ônibus Espaciais quando decolar na segunda-feira, dia 17 de setembro, do Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, e seguir para o Aeroport Internacional de Los Angeles (LAX).

No dia 11 de outubro de 2011, a NASA transferiu a posse e propriedade do Endeavour para o Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles. Sob os termos de um acordo com o centro de ciência, a NASA irá transportar com segurança a Endeavou para Los Angeles, com uma chegada prevista na quinta-feira, dia 20 de setembro.

A nave espacial Endeavour será colocada nas costas do 747 de transporte numa plataforma especial no Kennedy Space Center da NASA. (Foto: NASA)

Em cooperação com a Administração de Aviação Federal (FAA), o SCA está programado para realizar sobrevôos de baixo nível, a cerca de 1.500 metros acima dos locais ao longo do trajeto de vôo planejado. O momento exato e o caminho do vôo do translado dependerá das condições meteorológicas e das restrições operacionais. Algumas passagens planejados ou escalas podem ser adiadas ou canceladas. Se o vôo de translado for adiado, por qualquer razão, um aviso adicional será emitido.

A aeronave 747 SCA com o ônibus espacial Endeavour partirá no dia 17 de setembro para seu voo de translado final. (Foto: NASA)

Ao nascer do sol do dia 17 de setembro, a SCA e a Endeavour partirão da Facilidade de Pouso de ônibus Espacial de Kennedy e vai realizar um sobrevoo sobre diversas áreas da Space Coast, incluindo no Kennedy, no Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center, na Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral e na Base da Força Aérea de Patrick.

O avião vai então voar para oeste e realizar sobrevoos a baixa altura no Stennis Space Center da NASA, em Mississippi, e na Unidade de Montagem da agência em Michoud, Nova Orleans. Assim que chegar sobre a área da Costa do Golfo do Texas, a SCA irá realizar sobrevoos a baixa altura acima de diversas áreas de Houston, Clear Lake e Galveston, antes de pousar em Ellington Field, perto do Johnson Space Center da NASA. Se o tempo permitir, a SCA e a Endeavour vão permanecer em Ellington o restante do dia 17 de setembro e todo o dia 18 de setembro.

A aeronave vai sobrevoar o Johnson Space Center da NASA, em Houston, no dia 17 de setembro, onde deverá permanecer até o dia 18.

Ao nascer do sol da quarta-feira, dia 19 de setembro, a aeronave partirá de Houston, fará uma parada para reabastecimento no Biggs Army Airfield, em El Paso, Texas, e conduzirá uma passagem baixa no Centro de Testes de White Sands, perto de Las Cruces, Novo México, e do Centro de Pesquisas de Voo de Dryden da NASA, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, antes de pousar por volta do meio-dia, em Dryden.

Entre os dias 19 e 20 a aeronave vai sobrevoar os estados de Nevada e da Califórnia, inclusive o deserto de Mojave. (Foto: NASA)

Na manhã do dia 20 de setembro, a SCA e a Endeavour decolam de Dryden e realizam um sobrevôo de baixa altura no norte da Califórnia, passando perto do Ames Research Center da NASA, em Moffett Field, na Califórnia, e vários pontos turísticos em várias cidades, incluindo São Francisco e Sacramento. O avião também irá realizar um sobrevôo em muitos locais de Los Angeles antes de pousar por volta das 11:00hs no LAX.

Os usuários de redes sociais são convidados a compartilhar as aparições da Endeavour usando as hashtags #spottheshuttle e #OV105, designação do veículo orbital Endeavour.

Depois de chegar em Los Angeles no dia 20 de setembro, a Endeavour será retirada do 747 SCA e depois preparada para a exposição no Centro de Ciência da California. (Foto: NASA)

Após a chegada em Los Angeles, o Endeavour será removido da SCA e passará algumas semanas num hangar da United Airlines, sendo preparado para o transporte e exposição. A nava Endeavour então irá percorrer através de Inglewood e as ruas da cidade de Los Angeles numa viagem de 12 milhas, do aeroporto até o centro de ciência, chegando na noite do dia 13 de outubro.

A partir do dia 30 de outubro, o ônibus vai estar em exibição no Pavilhão de Exposição do Ônibus Espacial Endeavour Samuel Oschin do centro de ciência, embarcando na sua nova missão de comemorar as realizações do passado no espaço e educar e inspirar as futuras gerações de exploradores.

O ônibus espacial Endeavour completou 25 missões, passou 299 dias em órbita, e orbitou a Terra 4.671 vezes, enquanto viajou por 122.883.151 milhas.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Sem dúvidas essas naves expostas em museus ainda cumprirão um missão digna inspirando as próximas gerações de astronautas. Quem sabe no futuro não voem algo como a NCC-1701 Enterprise? 🙂

    []’s

  2. […] O ônibus espacial Endeavour iniciou ontem, dia 19 de setembro, seu último voo histórico, mas ao invés de ir ao espaço, está sendo transportado nas costas de um Boeing 747 SCA (Shuttle Carrier Aircraft) da NASA. A aeronave voou no primeiro trecho da viagem do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Flórida, até o Centro Espacial de Johnson, em Ellington Field, no Texas. Com os pilotos da NASA Jeff Moultrie e Bill Rieke nos controles do 747 SCA, a Endeavour sobrevoou pela última vez a cidade de Houston, onde várias vezes passou antes do pouso durante sua trajetória pela história espacial. A Endeavour será levada para o Centro de Ciências da California. A aeronave deve seguir amanhã para a Base Aérea de Edwards, na segunda perna do histórico voo de translado. Saiba mais sobre o voo de translado aqui. […]

Comments are closed.