O mockup em escala real do Cessna SkyCourier, exposta na NBAA em Orlando.

A Textron Aviation apresentou hoje na Convenção e Exposição de Aviação Executiva da NBAA em Orlando, Flórida, um novo mockup em tamanho real do Cessna SkyCourier. A maquete da cabine em exibição no evento deste ano oferece uma prévia das opções de passageiros e recursos padrão do Cessna SkyCourier.

“O Cessna SkyCourier foi projetado para ser um turboélice versátil e de grande utilização, com carga útil significativa para realizar uma variedade de missões”, disse Rob Scholl, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da Cessna. “Estamos entusiasmados com o fato de os clientes e os participantes da NBAA experimentarem muitos dos recursos exclusivos da aeronave em primeira mão”.

Confortáveis assentos para 19 passageiros.

Combinando forma e função, a configuração de passageiros da cabine Cessna SkyCourier oferece assentos para até 19 pessoas com um generoso assento de 32 polegadas (80 cm) e portas de entrada separadas para passageiros e tripulação. Dentro da aeronave, uma área de carga da cabine traseira pode acomodar bagagem e equipamentos, e os compartimentos de bagagem suspensos opcionais fornecem espaço de armazenamento adicional a bordo. As entradas para carregamento USB estão localizadas em toda a área de estar e as grandes janelas adicionam luz natural para maior conforto a bordo.

“Desde o anúncio do Cessna SkyCourier no ano passado, observamos o interesse contínuo das operadoras em busca de uma aeronave moderna capaz de operações e configurações flexíveis”, observou Scholl. “O feedback deles nos permitiu otimizar muitos dos recursos da aeronave, permitindo que entregássemos uma plataforma pronta para a missão.”

O Cessna SkyCourier é um grande turboélice utilitário bimotor de asa alta, projetado para oferecer uma combinação de desempenho robusto e baixos custos operacionais para os operadores de frete aéreo, comutadores e de missões especiais.

Compartimento de bagagem a bordo do mockup do SkyCourier.

Além da configuração de passageiros exibida na NBAA, a Textron Aviation também projetou uma variante de carga separada do turboélice para oferecer uma carga útil máxima de 6.000 libras e capaz de acomodar até três contêineres de carga LD3. Alimentado por dois motores turbopropulsores Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC e operados com aviônicos Garmin G1000 NXi, o Cessna SkyCourier apresenta uma velocidade máxima de cruzeiro de até 200 ktas e oferece um alcance máximo de 900 milhas náuticas.

Ambas as variantes de cargueiro e passageiro do Cessna SkyCourier oferecerão reabastecimento por pressão de ponto único para permitir paradas mais rápidas.

No início deste ano, a empresa concluiu o teste inicial de túnel de vento, impulsionando a aeronave para uma nova fase de desenvolvimento. A construção inicial do trem de pouso principal e da engrenagem do nariz da aeronave está em andamento. A Textron Aviation antecipa o primeiro voo do Cessna SkyCourier em 2019 com entrada em serviço em 2020.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. E os brasileiros querendo desenvolver um comcorrente para este Cessna, melhor esquecer e comprar este.
    Cessna é de fácil manutenção e com uma gigante rede de manutenção e suprimento, a FAB já conhece bem pelo C-208 Caravan e são só elogios.

  2. Avic Harbin Y-12 Twin Panda, Twin Otter Viking, Dornier Do-228, Indonesian N-219, Sky Truck M-28, Let L-410, Airbus C212-400 e agora o Cessna SkyCourier congestionou o já congestionado segmento de 19 lugares e 3 containers LD-3. Só mesmo um pedido vigoroso de 100 aeronaves pela Fedex com possível pedido adicional para outras 100 aeronaves consegue impulsionar as vendas do segmento. Mas no geral, a comercialização para os outros fabricantes continua difícil de se concretizarem. Saudações,

Comments are closed.