O monomotor turboélice Pilatus PC-12 NGX.

Hoje, na Convenção e Exposição da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA-BACE), em Las Vegas, a Pilatus divulgou as novidades do turboélice monomotor mais avançado e versátil do setor – o PC-12 NGX.

O novíssimo PC-12 NGX incorpora um motor aprimorado, aviônicos mais inteligentes e uma cabine completamente redesenhada com janelas maiores, tornando esta terceira geração da estrutura do PC-12 o mais avançado monomotor turboélice de todos os tempos. Com base na experiência adquirida na frota mundial de PC-12 de mais de 1.700 aeronaves com mais de sete milhões de horas de voo, além do suporte líder da indústria da Pilatus, o novo PC-12 NGX traz a mais recente tecnologia para o mercado de turboélices.

A operação de turboélice monomotor exige um motor comprovado: no coração do novo PC-12 NGX está o motor turboélice PT6E-67XP da Pratt & Whitney Canada. Esse mecanismo aprimorado apresenta um sistema eletrônico de controle da hélice e do motor, incluindo Full Authority Digital Engine Control (FADEC) – uma novidade mundial neste segmento de mercado. Além disso, o novo modo de baixa velocidade da hélice resulta em uma redução significativa no ruído da cabine para maior conforto do passageiro. O novo motor turboélice permite que o PC-12 NGX atinja uma velocidade máxima de cruzeiro de 290 kts (537 quilômetros por hora). O PC-12 NGX também adiciona recursos avançados, como operação de combustível Prist-free.

O PC-12 NGX possui uma variedade de novos recursos para o piloto: o sistema Advanced Cockpit Environment (ACE) da Honeywell, inspirado no PC-24, fornece aviônicos aprimorados. Em outra novidade para o segmento, a Pilatus combina a potência de um dispositivo de controle de cursor com a versatilidade de um controlador de tela de toque inteligente em uma cabine de voo verdadeiramente profissional. O acelerador automático digital, ou seja, o ajuste automático do manete, reduz a carga de trabalho do piloto para maior segurança e garante a otimização automática da potência em todas as fases do voo.

As janelas da cabine foram ampliadas em 10% para melhorar a experiência do passageiro do PC-12 NGX e fornecer mais luz natural. A forma retangular das novas janelas, também adaptada do PC-24, e o revestimento externo escuro do para-brisa criam uma presença distinta para o PC-12 NGX.

A cabine completamente redesenhada vem em seis interiores diferentes da BMW Designworks. Os bancos de passageiros extremamente leves, especialmente desenvolvidos, oferecem ergonomia ideal com capacidade de reclinação total, se necessário. Os assentos são arranjados para proporcionar a máxima liberdade de movimento, com mais espaço livre, graças ao forro redesenhado. O sistema de ar condicionado oferece uma distribuição de ar melhor e mais silenciosa.

Com o novo PC-12 NGX, os intervalos de manutenção programada foram estendidos para 600 horas de vôo, o que proporciona uma economia significativa de custos. O período de tempo entre revisões também aumentou de 4.000 para 5.000 horas, reduzindo ainda mais o custo de operação do PC-12 NGX, tornando-o o líder incontestável de sua classe.

Falando na apresentação em Las Vegas, Markus Bucher, CEO da Pilatus, declarou: “Estamos entusiasmados em revelar o novo PC-12 NGX hoje. Para manter a liderança do PC-12 no mercado de aviação geral, buscamos continuamente soluções inovadoras que beneficiem a segurança, o conforto e a produtividade de nossos clientes. O PC-12 NGX é uma vitrine para a colaboração de tecnologia avançada entre Pilatus, Pratt & Whitney Canada e Honeywell. Juntos, pegamos o melhor e o tornamos ainda melhor. Além disso, nossos clientes não precisam esperar anos no futuro para aproveitar esses benefícios, o PC-12 NGX está aqui hoje.”

O preço base do PC-12 NGX em 2020 é de 4,39 milhões de dólares, com aeronaves configuradas para executivos tipicamente equipadas ao preço de 5,369 milhões de dólares.

A Pilatus apresenta a primeira aeronaves de produção em série PC-12 NGX na exibição estática da NBAA-BACE em Las Vegas, de 22 a 24 de outubro. O PC-12 NGX está certificado e as entregas dos clientes começarão no segundo trimestre de 2020.

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