A negociação pode representar a primeira exportação do T-50 para a Europa. (Foto: Katsuhiro Tokunaga / KAI)

Espera-se que a Coreia do Sul e a Espanha iniciem as negociações já neste mês sobre um acordo para troca de aviões de transporte militar do país europeu por jatos de treinamento coreanos, disseram autoridades de defesa no domingo.

O acordo, se realizado, marcaria a primeira exportação de aeronaves da Coreia do Sul para a Europa.

De acordo com oficiais do governo e militares, a Coreia do Sul está revisando a proposta da Espanha de comercializar alguns dos seus aviões de transporte A400M fabricados pela Airbus pelos jatos KT-1 e T-50 produzidos pela Korea Aerospace Industries (KAI).

A Espanha abordou a ideia no Farnborough International Airshow na Grã-Bretanha em julho do ano passado e a propôs oficialmente quando os dois países realizaram uma reunião de seu comitê conjunto de cooperação da indústria de defesa em novembro.

A Espanha teria encomendado 27 A400Ms da Airbus, mas decidiu vender 13 deles e recebeu o consentimento da Airbus. O país supostamente espera entregar de quatro a seis A400M para a Coreia em troca de 30 turboélices KT-1 e 20 jatos T-50.

A Coreia do Sul planeja enviar uma equipe de autoridades à Espanha para negociações, disseram autoridades.

A Coreia do Sul quer as aeronaves A400M para aumentar sua capacidade de transporte.

“A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) reuniu a posição do nosso governo e as estratégias de negociação e as relatou ao Ministério da Defesa”, disse uma autoridade do governo sul coreano sobre a condição habitual de anonimato.

“Uma equipe de negociação em nível de trabalho, composta principalmente por funcionários da DAPA e também incluindo alguns funcionários do Ministério da Defesa, será enviada à Espanha já neste mês”, disse a autoridade.

A Coreia do Sul tem uma frota de aviões de carga C-130 Hercules, cada um dos quais pode voar mais de 5.200 quilômetros com uma carga máxima de 74 mil quilos. O A400M pode acomodar 141.000 kg com um alcance de aproximadamente 8.700 km.

A Força Aérea da Coreia do Sul disse que precisa de aviões maiores para operações mais eficientes de socorro e manutenção da paz.


Fonte: Yonhap News Agency

4 COMENTÁRIOS

  1. Esse T-50 E um aviãozinho muito esperto. Deve muito bom de pilotar um bichinho desses!

Comments are closed.