A IAF (Indian air force) renomeou de NETRA (olho) o seu Embraer EMB-145 AEW&Cs. O sistema está pronto para entrar em serviço.

O AEW&Cs (Airborne Early Warning & Control System) foi todo desenvolvido pela indústria indiana e a Força Aérea indiana informou que está tudo pronto para colocar em serviço a primeira aeronave, depois que ela foi aprovada e certificada.

A IAF também deverá receber ainda este ano a segunda aeronave Netra, enquanto que o terceiro protótipo de Desenvolvimento permanecerá para ser usado como avião de teste para desenvolver atualizações de radares e sensores. A próxima geração de aeronaves AWACS made in Índia já está em desenvolvimento.

A próxima geração será dotada de radar AESA e cobertura de 360 graus, podem detectar ameaças aéreas como caças hostis, drones e mísseis de cruzeiro a 400 km de distância. O próximo Awacs-India irá utilizar aviões maiores, de corpo largo, como nos aviões comerciais do tipo Airbus A330.

A IAF pretende ter de 5 a 8 Awacs equipados com radar de longo alcance e 360 graus de varredura. O Netra utiliza radares (fabricados localmente) e cobertura de 240 graus. A plataforma é o brasileiro Embraer-145. O DRDO (Defence Research and Development Organization) e a Embraer discutiram o potencial de exportação do Netra, depois que países (não divulgados) do Golfo e da América do Sul mostraram interesse, após o avião ser exibido no Bahrain Airshow do ano passado. A IAF não mostrou intenção de adquirir mais Netras.


FONTE: Indian Defence News

 

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

      • Obrigado pela atenção. Não sei qual sua fonte, mas andei pesquisando mais e encontrei p/ o nosso Ericsson PS-890 Erieye, cobertura de 300º e mais frequentemente referencia a cobertura de 320º ( 160º cada lado ). O problema é que não encontrei uma informação 'oficial' nem no site da Saab que comprou a Ericsson.
        Abs.

  1. Perto do sistema usado pela FAB, parece um varal de tantos sensores expostos. Qual é a capacidade dele perante nosso E-99?

Comments are closed.