Coreia do Norte organiza seu primeiro Show Aéreo

A República Popular Democrática da Coreia, ou simplesmente Coreia do Norte, um dos países mais repressivos e paranoicos em todo mundo, está organizando seu primeiro Show Aéreo. O Wonsan Air Festival será realizado de 24 a 26 de setembro no Aeroporto Internacional de Kalma, na cidade portuária de Wonsan, e contará com a exibição de aeronaves civis e militares em operação no país.

A anúncio do evento pegou todo mundo de surpresa, haja vista estamos falando de um dos países mais reclusos do mundo, governado por uma dinastia comunista totalitária que, com exceção de seu programa nuclear, pouco divulga informações sobre suas capacidades militares. Durante o show, também será realizado o primeiro festival de cerveja do país.

Aeroporto Internacional de Kalma
Aeroporto Internacional de Kalma / Foto: KCNA – Korean Central News Agency / Agência Central de Notícias da Coreia

O evento promete a exibição de caças, bombardeiros, treinadores, helicópteros e aeronaves de transporte pertencentes à Força Aérea da Coreia do Norte (KPAAF – Korean People’s Army Air Force), além das aeronaves comerciais que integram a frota da única companhia aérea do país, a Air Koryo Korean Airways.

Considerando o fato de que o jato militar mais novo em operação na KPAAF é o MiG-29S (Fulcrum-C), o qual 35 exemplares foram adquiridos da Rússia no final dos anos 90, no Wonsan Air Festival espera-se a exibição de aeronaves que, se não fosse pela Coreia do Norte, só existiram em museus.

Atualmente, a frota da KPAAF consiste dos seguintes equipamentos:

CAÇAS

  • MiG-15
  • MiG-17 / Shenyang F-5
  • MiG-19 / Shenyang F-6
  • MiG-21F-13 Fishbed-C / Chengdu F-7
  • MiG-21PFM Fishbed-F
  • MiG-21MF Fishbed-J
  • MiG-21bis Fishbed-N
  • MiG-23ML Flogger-G
  • MiG-29 9.12B Fulcrum-A
  • MiG-29S 9.13 Fulcrum-C

AERONAVES DE ATAQUE

  • Su-7BMK Fitter-A
  • Su-25K Frogfoot-A

BOMBARDEIRO

  • Il-28 / H-5 Hongzhaji

TREINADORES AVANÇADOS

  • MiG-15UTI FT-5
  • MiG-21U Mongol
  • MiG-23UB Flogger-C
  • MiG-29UB-12 9.51 Fulcrum-B
  • Su-25UBK Frogfoot
  • HJ-5 Hongzhaji Jiaolianji

TREINADORES PRIMÁRIOS

  • Yak-18/CJ-5 CJ-6A
  • Yak-18A

AERONAVES DE TRANSPORTE

  • An-2 / Y-5
  • An-24RV¹
  • Il-18¹
  • Il-76MD¹

¹Operados pela Air Koryo

HELICÓPTEROS

  • Mil Mi-2
  • Harbin Z-5 / Mil Mi-4A
  • Mi-8T Hip
  • Mil Mi-26 Halo
  • Kamov Ka-32A
  • MD 500D
  • MD 500E
Il-62M
O “Força Aérea 1” da Coreia do Norte é um Ilyushin Il-62M / Foto: KCNA – Korean Central News Agency / Agência Central de Notícias da Coreia

Já a Air Koryo, que também é encarregada do transporte VIP do governo, possui as seguintes aeronaves:

  • Il-62M
  • Tu-134B3
  • Tu-154B
  • Tu-154B2
  • Tu-204-100B
  • Tu-204-300
  • An-24RV
  • An-148-100B
  • Il-18
  • Il-76MD

Não existem informações divulgadas com relação aos valores praticados para o evento. O que se sabe é que é vedada a participação de cidadãos comuns norte-coreanos e que existem 636 vagas destinadas a visitantes estrangeiros. Para os interessados, as informações devem ser requeridas através das agências de turismo cadastradas pelo governo. A porta de entrada para a Coreia do Norte é através da China, onde os visitantes embarcam no Aeroporto Internacional de Pequim em voos operados pela Air Koryo a bordo de aeronaves Tupolev Tu-204.

p-633-air-koryo-tupolev-tu-204-100b_Rocky Wang
Tupolev Tu-204B / Foto: Rocky Wang – Air Koryo

RELEMBRE: 

divider 1

EDIÇÃO: Cavok

64 COMENTÁRIOS

  1. Minha opinião sobre este evento: Um embuste!

    Um evento desse porte na Coreia do Norte, um país extremamente fechado, só pode servir a outros interesses. Gastar combustível querendo exibir seu 'poderio aéreo' ao mundo, ao seu povo, só pode ser piada de mal gosto. Mas e se o evento for para encobrir algo? Do tipo o contrabando de algo muito valioso? Percebam que vários aviões e pessoas estarão atravessando a fronteira com a China, dificultando aos serviços de inteligência dos EUA-Coreia do Sul o rastreio. Que ótima oportunidade para levar ou retirar algo da CN, não? Do tipo receber ou enviar material nuclear? Giroscópios? Do Irã? Paquistão? Quem sabe?
    Um país não manda só os seus caças, precisa enviar cargueiros com as equipes de solo e peças sobressalentes. Que ótima oportunidade de contrabandear grandes cargas, hein???

  2. Giordani,

    Diria que o traje é praticamente o mesmo daquela época… Manja a botinha de cano meio curto… Coisa que os soviéticos, até onde já vi, aposentaram nos anos 50… Desconheço do porque usarem isso ainda hoje… Todas as FAs do mundo usam botas de cadarço… Top vintage! 🙂
    ( http://i.imgur.com/cwUOTnh.jpg )

    Pelo menos os pilotos dos Migs realmente usam anti-g ( repara no bordadinho do encosto da cabeça…). Mas o traje parece ser uma variação do mesmo usado nos Migs mais antigos…
    ( http://www.networthq.com/wp-content/uploads/2015/… )

    Que diferença da vizinha mais acima…
    ( http://3.bp.blogspot.com/-qkCczbPwM1U/VYY2sRQ1zXI… )
    ( https://chivethebrigade.files.wordpress.com/2010/… )
    ( http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2014/11/12/1415760… )
    ( http://www.globaltimes.cn/attachment/091110/43ccc… )

    Os chineses também usam o jaquetão de couro, mas só vi isso com tripulações de aeronaves de transporte multimotoras e treinadores…

  3. Cada vez que acesso essa matéria caio em risada. Os caras são até engraçados com tanta ousadia e petulância.

  4. Fico imaginando uma reunião bem chata daquelas que ninguém tem mais nada pra dizer, de repente alguém tem uma brilhante ideia: – Vamos fazer um Show Aéreo? E alguém responde com entusiasmo: – Boa!! Vamos mostrar pra turma de Le Bourget o que é Show de verdade!!!!

    • Ou na reunião decidiram que a melhor forma de responder aos F-22 americanos seria colocando os modernos MiG-15 no ar.

Comments are closed.