Helicóptero Mi-35M da Nigéria durante testes na Rostvertol.

A Rússia, sob contrato, já entregou à Nigéria seis helicópteros de ataque Mi-35M. Outros seis devem ser entregues em breve.

A Nigéria espera a entrega de mais seis aeronaves, disse o embaixador nigeriano na Rússia, Steve Davis Ugba, em entrevista.

“Temos um contrato para a compra de doze helicópteros Mi-35, seis dos quais já foram entregues. Nosso ministro da Defesa responderá melhor à questão de quando os seis restantes serão entregues… Enquanto estamos discutindo modalidades para garantir a entrega”, disse o embaixador.

Ele observou que, no geral, a cooperação entre Moscou e Abuja no setor de cooperação técnico-militar é amplamente dificultada por sanções anti-russas.

“As sanções contra a Rússia não ajudam nesse assunto, como você pode imaginar. A Rússia é um parceiro confiável que sempre cumpre suas obrigações. Vamos concordar com a entrega dos helicópteros Mi-35 restantes e depois veremos o que podemos fazer como parte da lei”, disse o embaixador.

“Estamos tentando trabalhar dentro do sistema para que a Rússia não perca nada, mas também que a Nigéria não perca. O cronograma de entregas será discutido. Nossa lista de desejos é bastante longa. Continuamos a discutir essas questões com a Rússia. Mas quero enfatizar – sem ajuda russa, sem equipamento russo, a luta contra terroristas no meu país enfrentará grandes desafios. Estamos interessados ??no equipamento que está sendo comprado e entregue no prazo”, afirmou.

Anúncios