Bombardeiro Tu-160 Blackjack em foto de arquivo.

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) identificou positivamente dois bombardeiros russos Tu-160 Blackjack que entraram na zona de identificação de defesa aérea (ADIZ) do Canadá na sexta-feira, 31 de janeiro de 2020.

As aeronaves russas permaneceram no espaço aéreo internacional e em nenhum momento entraram no espaço aéreo soberano dos Estados Unidos ou do Canadá.

“Nossos adversários continuam flexionando seus sistemas de armas de longo alcance e se engajando em esforços cada vez mais agressivos, para incluir abordagens nos Estados Unidos e no Canadá”, disse o general Terrence J. O’Shaughnessy, comandante do NORAD. “O NORAD é impulsionado por uma única prioridade inflexível: defender os EUA e o Canadá, nossas pátrias, de ataques.”

O NORAD emprega uma rede de defesa em camadas de radares, satélites e aeronaves de combate para identificar aeronaves e determinar a resposta apropriada. A identificação e o monitoramento de aeronaves que entram em uma ADIZ dos EUA ou do Canadá demonstram como o NORAD executa suas missões de alerta e controle aeroespacial nos Estados Unidos e no Canadá.

O NORAD é um comando binacional focado na defesa dos Estados Unidos e do Canadá. A resposta a possíveis ameaças aeroespaciais não distingue entre as duas nações e baseia-se nas forças de ambos os países.

Anúncios