O radar AN/APG-81 instalado em uma plataforma de testes, em foto ilustrativa.

A Northrop Grumman Corporation entregou o seu 500º radar AESA AN/APG-81 para o caça furtivo F-35 Lightning II, anunciou a empresa.

O radar AN/APG-81 da Northrop Grumman é a pedra angular do conjunto avançado de sensores do F-35, fornecendo uma percepção situacional incomparável do espaço de batalha que se traduz em letalidade, eficácia e capacidade de sobrevivência da plataforma.

“Como membro principal da equipe da indústria F-35 liderada pela Lockheed Martin, nosso investimento contínuo em instalações e equipamentos, aprimoramentos de produção em processo e design e capacidade expandida da cadeia de suprimentos por meio de um segundo fornecimento ajudaram a atingir esse marco”, disse Chris Fitzpatrick, diretor, programas F-35 da Northrop Grumman. “A 500ª entrega deste radar de combate de ponta foi possível graças ao nosso foco contínuo em qualidade e excelência em toda a nossa empresa.”

O radar AN/APG-81 possui modos ar-ar ativo e passivo de longo alcance (A2A) e ar-solo (A2G) que suportam uma ampla gama de missões exigentes. Esses modos são complementados por uma variedade de recursos furtivos, além de guerra eletrônica (EW) e funções de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).

A Northrop Grumman desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, modernização, sustentação e produção do F-35. Além de produzir o radar AN/APG-81, a empresa fabrica a fuselagem central e asa para a aeronave, produz e mantém vários sistemas de sensores, aviônicos, sistemas de missão e software de planejamento de missão, cursos de sistemas de treinamento para pilotos e mantenedores, capacidade de teste de simulação de guerra eletrônica e tecnologias furtivas.

Anúncios