A Força Aérea dos EUA recebeu a segunda aeronave não tripulada Global Hawk equipada com o BACN. (Foto: Northrop Grumman)

A Northrop Grumman entregou uma nova aeronave não tripulada Global Hawk para Força Aérea dos EUA equipado com o Battlefield Airborne Communications Node (BACN) – expandindo as comunicações aéreas e o compartilhamento de informações entre as unidades militares em ambientes complexos.

A Northrop Grumman produziu e entregou o sistema quatro meses antes do previsto, como parte de um desenvolvimento em curso do BACN, operações e contrato de manutenção para apoiar as missões do Comando Central dos EUA.

“Ao juntar o BACN e o Global Hawk, os comandantes militares podem fornecer recursos críticos do sistema durante um vôo com uma duração de mais de 30 horas”, disse George Guerra, vice-presidente de sistemas aéreos não tripulados Global Hawk na Northrop Grumman Aerospace Systems. “Isso é importante quando as unidades terrestres operam em terreno montanhoso, onde os sistemas terrestres de comunicações não funcionam tão bem.”

As pontes do BACN ampliam as comunicações de voz e o compartilhamento de informações de várias fontes, utilizando um conjunto de computadores e sistemas de rádio. O sistema também está instalado em dois outros aviões Hawk EQ-4B Global e em três aeronaves Bombardier E-11A Global Express BD-700.

“Nossos militares contam com uma eficácia de combate melhorada prestada 24 horas por dia, sete dias por semana com a capacidade de gateway do BACN. Com outro sistema BACN voando num Global Hawk, a equipe continua a fornecer capacidades inigualáveis de comunicação a excepcionais taxas de disponibilidade operacional”, disse Claude Hashem, vice-presidente da rede de negócios de sistemas de comunicações com a divisão de Sistemas de Informação da Northrop Grumman.

A aeronave foi entregue no dia 7 de setembro na Base Aérea de Grand Forks, Dakota do Norte, após um vôo a partir da unidade de produção da empresa em Palmdale, na Califórnia

A Força Aérea dos EUA concedeu a Northrop Grumman um contrato de US$ 47 milhões em Dezembro de 2011 para a compra e integração de duas unidades BACN em dois aviões Global Hawk existentes. A empresa também entregou antes do prazo o primeiro Global Hawk com o BACN em Junho de 2012.

Solicito um minuto da atenção de você leitor do Cavok. Estamos tendo despesas elevadas com servidores devido ao alto tráfego gerado mensalmente, e precisamos da ajuda de todos para continuar mantendo o site estável e permanentemente no ar. Sem a ajuda de vocês, fica inviável manter o Cavok, já que infelizmente as empresas aeronáuticas brasileiras até o momento não anunciaram no nosso site, mesmo sendo o Cavok uma das maiores referências sobre notícias de aviação do país, reconhecido inclusive internacionalmente, e um dos sites de aviação mais visitados do país, senão o maior. Para contribuir, utilize as formas de pagamento online abaixo.

Desde já meu muito obrigado a todos.
Fernando Valduga

Enhanced by Zemanta
Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.