A primeira aeronave E-2D Advanced Hawkeye da Força de Autodefesa Aérea do Japão se prepara para decolar na Base Aérea de Misawa. (Foto: via Twitter @xWszScpWANFjM1z)

A Northrop Grumman Corporation informou hoje que completou a entrega do primeiro E-2D Advanced Hawkeye à Força de Autodefesa Aérea Japonesa (JASDF) no dia 29 de março.

Em novembro de 2014, o Ministério da Defesa do Japão selecionou competitivamente o Northrop Grumman E-2D para atender a um requisito emergente de alerta antecipado aéreo de última geração.

“A parceria de longa data da Northrop Grumman com o Japão está começando um novo capítulo com a entrega do primeiro E-2D do Japão”, disse Jane Bishop, vice-presidente e líder da equipe de produtos integrados da Northrop Grumman. “Esta aeronave fornece um aumento significativo na capacidade de alerta e vigilância antecipada para superar as necessidades de segurança em evolução do Japão.”

O Japão opera o Northrop Grumman E-2C Hawkeye desde 1983 e é o maior operador E-2 fora dos EUA. O E-2D oferece um salto de duas gerações na tecnologia de radar, permitindo que a aeronave rastreie ameaças em um alcance estendido. A aeronave também pode ser usada em assistência humanitária e capacidade de socorro a desastres para coordenação civil de emergência.

O E-2D oferece interoperabilidade com sistemas de aeronaves de última geração e aliados da Marinha dos EUA para apoiar a cooperação de segurança regional. Para garantir o sucesso a longo prazo da frota E-2D do Japão, a Northrop Grumman está fornecendo suporte contínuo à JASDF nas áreas de manutenção e revisão, em coordenação com várias empresas japonesas.

Anúncios