O GAU-21 é testado num helicóptero Bell UH-1Y Huey em Pax River no começo de 2010. (Foto: U.S. Navy)

O novo sistema de arma calibre .50 da U.S. Navy (Marinha dos EUA) e do U.S. Marine Corps (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA), o GAU-21, começou seu destacamento com os helicópteros Bell UH-1Y no mês de setembro.

O Esquadrão de Helicópteros de Ataque Leve dos Fuzileiros (HMLA-169), baseado em Camp Pendleton, California, é o primeiro esquadrão a destacar suas aeronaves UH-1Y Hueys equipados com os GAU-21 nas laterais.

“Nós estamos empolgados por destacar uma arma que no Huey que tem um grande poder de fogo, uma grande acuracidade e uma crescente confiabilidade,” disse o Capitão Brian Corey, Gerente do Programa de Ataque em Tempo Sensitivo e Direto (PMA-242).

O GAU-21 tem a capacidade de disparar numa taxa duas vezes maior e com um terço da atual dispersão de seu antecessor, o GAU-16. O leve canhão na configuração montada aumenta a flexibilidade e acuracidade da arma, enquanto reduz o desgaste na aeronave.

Uma equipe do PMA-242 completou os testes do GAU-21 com o helicóptero UH-1Y em maio de 2010 e o primeiro sistema foi colcado em campo dois meses depois. Desde julho, 80.000 disparos foram feitos pelo GAU-21 através do HMLA-169 e o esquadrão qualificou todos seus instrutores de armas primários em preparação para o deslacamento, de acordo com Shepard.

O UH-1Y é uma das várias aeronaves equipadas com o GAU-21. Atualmente, o sistema de armas está sendo utilizado pela frota no sistema de armas montado na rampa do CH-53D/E, na janela do CH-53D e nos MH-60R/S.

Fonte: NAVAIR – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.