O F-14A Tomcat a bordo do USS Theodore Roosevelt, em San Diego.

No último dia 14 de fevereiro mostramos que um F-14 Tomcat voltou ao convés de voo de um porta-aviões nos EUA para as filmagens da sequência de Top Gun, intitulada “Top Gun: Maverick”. Novas imagens surgiram entre ontem e hoje da aeronave, incluindo uma delas com o F-14 preso na barricada de segurança do porta-aviões USS Theodore Roosevelt (CVN-71), ancorado em San Diego, como se a aeronave tivesse feito um pouso de emergência no convés.

O F-14 preso na barricada de segurança durante as filmagens de Top Gun: Maverick.

A aeronave presa na barricada mostra que ela provavelmente teria passado por alguma situação complicada antes de “pousar” no convés de voo do CVN-71. A barricada é uma rede de náilon que é presa ao sistema de engrenagens do navio e tem como objetivo “capturar” uma aeronave que não pode, ou tem uma probabilidade muito baixa de “enganchar” normalmente nos cabos de retenção do convés de voo.

A aeronave usada nas filmagens é o F-14A Tomcat (BuNo 159631), o 178º Tomcat fabricado pela Grumman, que ficou parado por anos no Anexo do Gillespie Field junto ao Museu de Ar e Espaço de San Diego, em El Cajon. Esta aeronave está totalmente fora de voo e foi emprestada para as filmagens. Caças F-14 em condições de voo somente as da Força Aérea Iraniana.

O F-14A (BuNo 159631) visto no museu em San Diego.

Tom Cruise e a equipe de filmagem também estavam a bordo do porta-aviões, sendo esta a primeira vez que um Tomcat volta para o convés de um porta-aviões operacional da Marinha dos EUA há anos. As aeronaves F-14 foram retiradas oficialmente de operação em 2006.

O F-14 ao lado de Super Hornets no convés de voo do USS Theodore Roosevelt.

O F-14 foi colocado junto no convés de voo aos caças Super Hornets da Marinha dos EUA e ostenta insígnias semelhantes a uma Phoenix na cauda.

Rumores são que além do F-14 Tomcat, o filme “Top Gun: Maverick” provavelmente contará com os novos F-35C Lightning II da Lockheed Martin, da Marinha, juntamente com os atuais F/A-18E/F Super Hornets da Boeing. Mas o Tomcat deverá fazer o papel de aeronave inimiga no filme, com imagens do jato em voo feitas por computação gráfica.

A data de lançamento da aguardada sequência está prevista para 26 de junho de 2020.

O ator Tom Cruise, que interpreta o Capitão Pete “Maverick” Mitchell, teria realizado um voo com um F/A-18F Super Hornet em setembro do ano passado. No início das filmagens da sequência, no dia 31 de maio de 2018, Tom Cruise divulgou um tweet com a imagem de “Maverick” de pé em um traje de voo e seu famoso capacete HGU-33 (que usava para voar F-14A Tomcat) na mão.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. só lá mesmo para fazer isso. China fez um documen´tário curto do seu cacareco liaoning

    • Tá com cara de enredo Águias de Aço, Maverick numa missão secreta vai ao Irã roubar um F-14 e leva o filho do Goose de navegador.

  2. Amigos, ja to imaginando o Maverick enfrentando F-14 iranianos em um f-35c ?

Comments are closed.