O novo helicóptero leve AW109 Trekker da Leonardo recebeu o certificado da EASA. (Foto: Leonardo)

A empresa Leonardo anunciou que obteve a certificação da EASA (Agência Europeia de Segurança na Aviação) para o novo helicóptero AW109 Trekker. As entregas devem começar no primeiro trimestre de 2018.

O resultado marca a entrada do mais moderno helicóptero bimotor leve desenvolvido pela Leonardo, o que fortalece sua liderança em um segmento importante. Em particular, a Leonardo poderá atender a crescente demanda por um produto capaz de oferecer grandes capacidades operacionais, versatilidade e custo/efetividade para tarefas de utilidade pública.

O AW109 Trekker, com base na ampla gama de modelos AW109/Grand, destaca-se, em particular, pela presença de esquis e um avançado painel na cabine da Genesys Aerosystems, mantendo as mesmas características extraordinárias de capacidade operacional e carga, desempenho, manobrabilidade, resistência e altos padrões de segurança típicos de todos os helicópteros bimotores leves produzidos pela Leonardo. O AW109 Trekker é alimentado por dois motores de turbina Pratt & Whitney Canada PW207C.

A cabine grande, com base nos modelos Grand e GrandNew, pode acomodar até seis passageiros ou uma combinação uma maca e três / quatro enfermeiros ou duas macas e dois enfermeiros. Podendo voar com apenas um piloto a bordo, um passageiro adicional pode ser adicionado ao cockpit. A instrumentação reduz a carga de trabalho do piloto e está equipada com capacidades avançadas de navegação para operar mesmo em condições climáticas e ambientais difíceis.

O AW109 Trekker possui vários recursos que aumentam seu nível geral de segurança, como, por exemplo, estrutura, tanques e assentos para pilotos e passageiros projetados para suportar alto impacto, e tem alto desempenho com apenas um motor funcionando mesmo em altas temperaturas e em alta altitude, e uma transmissão capaz de continuar a operar regularmente, mesmo sem lubrificação por 30 minutos.

O helicóptero foi concebido com uma abordagem modular que permite satisfazer diferentes requisitos operacionais, de acordo com as regras de voo visual ou por instrumentos, com um ou dois pilotos a bordo. A ampla gama de equipamentos disponíveis inclui, entre outros, gancho baricêntrico, guincho de resgate, megafone, sensores eletro-ópticos, sistema de compartilhamento de informações de vídeo, esquis para operar em neve, flutuadores, bem como diferentes soluções para o interior da cabine.

A Leonardo também oferece soluções completas de suporte, manutenção e treinamento através de sua rede mundial de centros de atendimento, maximizando assim a segurança operacional e a eficácia. O AW109 Trekker é ideal para realizar várias missões, incluindo transporte médico, busca e resgate, utilidade pública, serviços parapúblicos, vigilância, transporte de passageiros e tarefas governamentais.

Mais de 40 helicópteros AW109 Trekkers foram adquiridos por clientes de todo o mundo.

SEM COMENTÁRIOS