O demonstrador de conceito Advanced Hawk. (Foto: BAE Systems)

Um conceito demonstrador de uma variante futura da aeronave Hawk da BAE Systems voou pela primeira vez na unidade de fabricação de aeronaves militares da empresa em Warton, Lancashire. Equipado com um novos tipos de displays no cockpit, uma asa redesenhada e ajudas defensivas, o Advanced Hawk atenderá aos requisitos do mercado para a próxima geração de aeronaves de treinamento a jato.

O jato demonstrador de conceito Advanced Hawk da BAE Systems decola pela primeira vez. (Foto: BAE Systems)

Enquanto o Hawk existente continua a ser o treinador a jato mais bem sucedido do mundo, o conceito demonstrador Advanced Hawk baseia-se nesses sucessos comprovados. O demonstrador de conceito possui um cockpit atualizado equipado com o LiteHUD® da BAE Systems (com um head-up display de baixo perfil) e uma nova tela de grande área que apresenta uma nova experiência de treinamento aos alunos / pilotos. Ele também possui uma asa redesenhada que aumenta o desempenho em momentos como velocidades de rotação, ângulos de ataque e decolagem e pouso.

Outros avanços tecnológicos incluem o aumento da capacidade de armas, um novo conjunto de auxílios defensivos e uma série de novos sistemas de voo, todos com o objetivo de garantir que o Hawk continue a fornecer a vantagem no treinamento rápido de pilotos, além de oferecer maior utilidade operacional.

O primeiro voo da aeronave se baseia na sua estreia pública no Aero India 2017 em Bangalore no início deste ano.

Steve Timms, Diretor de Informações de Defesa, Treinamento e Serviços da BAE Systems, disse: “O primeiro voo bem sucedido do demonstrador de conceito Advanced Hawk é o último passo no desenvolvimento da aeronave e marca uma importante e significativo etapa na atualização de capacidade do Hawk.

“Nós já possuímos o mais avançado jato de treinamento do mundo e os novos recursos no Advanced Hawk foram desenvolvidos depois de ouvir os pontos de vista dos nossos clientes sobre o treinamento rápido do piloto de jatos no futuro e como nós garantimos que o Hawk continue cumprindo seus requisitos.

“Ao usar esta aeronave demonstradora, destacamos para os usuários existentes do Hawk que muitos dos recursos propostos de um Advanced Hawk, como a tela de exibição de área grande e a nova asa, podem ser alcançados como atualizações”.

A aeronave passará agora por uma série de voos para coletar dados de teste sobre as novas melhorias chaves de capacidade.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Excelente aeronave, muito competitiva até os dias de hoje. Não está no mesmo nível de Master, Yak-130, ou o AT-X da Boeing, mas tem desempenho muito bom, sendo muito mais barato de operar.
    Mas, principalmente, a BAE tomou muito cuidado de manter o pequeno avião sempre atualizado com as tecnologias recentes.

Comments are closed.