
O presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador não deve esperar uma fortuna com a decisão de vender o Boeing 787-8 Dreamliner (TP-01) que estava sendo usando como aeronave presidencial desde 2016.
A luxuosa e moderna aeronave provavelmente deve ter uma perda multimilionária no mercado de aeronaves 787s personalizadas de segunda mão, de acordo com uma análise da Flight Ascend Consultancy. Com base nesse relatório, o México provavelmente receberá cerca de US$ 76 milhões a menos do que pagou, mesmo no melhor cenário.
“Trazer uma aeronave para o mercado pode ser muito desafiador, e pode levar um longo tempo, e teria que ter um desconto significativo para permitir a venda”, disse Daniel Hall, analista sênior da Flight Ascend e autor do relatório, disse em uma entrevista segunda-feira.
Lopez Obrador criticou o avião, que custou US$ 218,7 milhões, como excessivo para o líder do México, onde milhões de pessoas vivem na pobreza. Ele abriu a aeronave para a mídia durante o fim de semana, dando aos mexicanos uma visão interna de seus assentos macios, painéis escuros e aposentos elegantes.
O 787-8 seguiu nesta segunda-feira para um cemitério de aeronaves no deserto em Victorville, Califórnia, onde a Boeing vai armazenar o jato presidencial até que um comprador seja encontrado, disse o ministro das Finanças, Carlos Urzua, e o diretor do banco de desenvolvimento da instituição, Jorge Mendoza, em uma mensagem aos jornalistas na Cidade do México.
Eles não disseram o quanto o país está buscando pelo avião, que tem o nome de José Maria Morelos, um herói da luta do México no início do século 19 pela independência da Espanha. Carlos Cruz, porta-voz da Urzua, disse que o governo fornecerá mais informações sobre os avanços na venda nos próximos dias.
Urzua, falando domingo em frente ao 787 no hangar presidencial no aeroporto da Cidade do México, disse que o governo também venderá outros 60 aviões e 70 helicópteros.
O Dreamliner teve um valor de compra alto, de acordo com a Ascend que encontrou um relatório de dezembro de 2015 para a Banobras, que financiou a compra. O interior não é opulento quando comparado às luminárias folheadas a ouro em algumas aeronaves de chefes de Estado e xeiques do Oriente Médio. Cerca de metade do interior é ocupada por assentos de avião padrão para o pessoal.
Embora o 787 tenha se tornado um símbolo de um regime fora da realidade, “a aeronave era realmente prática”, disse Hall.
O avião foi apenas o sexto 787 construído, e começou a vida como um avião de teste de voo. Isso coloca o avião entre os primeiros aviões mais antigos – apelidados de “adolescentes terríveis” por suas dificuldades de montagem e locais próximos ao início da produção do Dreamliner – que a Boeing estacionou durante anos, adaptou e acabou vendendo a preços com desconto.
Os limites de desempenho para o modelo inicial e o custo para instalar um interior comercial típico provavelmente dificultariam a comercialização do avião para uma companhia aérea. A Ascend estimou que o valor de mercado do jato, em janeiro de 2019, seria de US$ 81,6 milhões se fosse vendido a uma transportadora comercial e US$ 142,4 milhões se fosse para um comprador privado – ou US$ 76,3 milhões a menos que o preço de compra.
Não é o único Dreamliner a venda no mercado. A HNA Group Co., da China, está negociando a venda de uma frota de jatos particulares, incluindo um 787 disponível para locação, por US$ 70 mil a hora.
É raro um governo colocar sua aeronave VVIP no mercado. Jatos de corpo largo altamente personalizados são vendidos apenas a cada poucos anos, e um VVIP Dreamliner nunca foi colocado à venda com um interior luxuoso totalmente instalado. Agora existem dois no mercado.
“É um novo mercado”, disse Hall.
Fonte: Bloomberg – Fotos: Alejandro Cegarra / Bloomberg
Isso é realmente patetico, países em crise, com altos indices de pobreza, e os politicos voando com uma das aeronaves mais modernas do mundo. E o mais impressionante é que o isso acontece muito mais aonde os governos são de esquerda.
Na Argentina, até 2016 a frota presidencial tinha 5 aviões, quando o Macri assumiu a presidencia aposentou 3.
No Brasil, da pra montar uma companhia aerea de tanto avião para os politicos. 1 A319CJ, 2 Lineage 1000, sem contar os aviões da FAB que os politicos usam e os helicopteros.
Não estou entendendo as críticas ao Pres. mexicano, se ele avaliou que não necessita deste avião, o melhor é vender,
Não existe esta situação de que estã dando prejuizo ao México, só se ele mesmo tivesse comprado e depois vendido bem mais barato, o que não foi o caso.
Outro Pres. comprou e o atual avaliou que não é mais necessário,
A venda da aeronave trará um prejuízo de "módicos" 76 milhões de dólares ao Estado Mexicano, em um atitude típica de bolivariano populista
De tanto vc dizer que esta venda vai trazer um prejuizo ao México, alguem vai acabar acreditando.
A compra foi ruim, ok. Mas port todo esse dinheiro em um deserto é desperdício de recursos.
Coisa de governo populista.
Minha definição: Pura demagogia !
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